Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Filipe Régis do-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:57:10Z-
dc.date.available2018-12-18T18:57:10Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17990-
dc.descriptionNASCIMENTO, F. R. do. O xadrez como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem. 2018. 31f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO xadrez como conteúdo da Educação Física, é classificado como jogos de tabuleiro, destaca-se devido ao uso de raciocínio lógico e de outras capacidades intelectuais que, consequentemente, permitem o desenvolvimento da inteligência. Desse modo, a pesquisa pretendeu buscar possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático, com o intuito de utilizar o lúdico como ferramenta facilitadora no progresso educacional. Nesta pesquisa, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa quasi experimental. A pesquisa foi desenvolvida na escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, localizada no município de Ingá/PB. A amostra foi composta por alunos do 8º ano e 9º ano da E.E.E.F. Professor Rangel, sendo 20 alunos do 8º ano e 13 alunos do 9º ano. No primeiro momento ocorreu o estudo dos aspectos históricos do xadrez e o conhecimento de suas regras, através de aulas expositivas, estudo de textos e atividades de verificação da aprendizagem. Em seguida, aconteceram partidas de xadrez entre os alunos, de forma que eles aprimorem os conhecimentos das regras do jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Posteriormente, foi realizado todo o processo de fundamentação teórica dos conteúdos que foram desenvolvidos na pesquisa, sendo eles figuras geométricas, cálculo de áreas e frações. Por fim, foi empregado o xadrez ao processo de aprendizagem das figuras geométricas, onde a partir da movimentação das peças do jogo, os alunos deveriam formar figuras planas. Após essa atividade, foi feito o calculo de áreas a partir do tabuleiro e peças, assim como possíveis frações que podem ser criadas a partir do tabuleiro, suas casas e peças. Estima-se que o estudo contribuiu para proporcionar possibilidades de ações interdisciplinares entre 2 áreas do conhecimento, trazendo alternativas que possam auxiliar na prática pedagógica dos professores destes componentes curriculares, de maneira que juntas essas áreas do saber possam contribuir com a consciência crítica e a formação cidadã do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jozilma de Medeiros Gonzagapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectJogo - Xadrezpt_BR
dc.titleO xadrez como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filipe Régis do Nascimento.pdfPDF - Filipe Régis do Nascimento13.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.