Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/180
Título: Levantamento taxonômico das famílias Convolvulaceae e Solanaceae no sítio imbaúba, Lagoa Seca, PB
Autor(es): Barbosa, Laura Maria Marinho Albuquerque
Palavras-chave: Plantas
Solanaceae
Convolvulaceae
Agreste paraibano
Data do documento: 17-Set-2012
Resumo: Considerando-se a riqueza específica de Convolvulaceae e Solanaceae associada à distribuição geográfica e importância econômica apresentada por algumas espécies destas famílias, atualmente existem poucos estudos sobre as mesmas no Brasil, especialmente na região Nordeste. Com base no exposto, o presente estudo visa contribuir para o conhecimento de Convolvulaceae e Solanaceae no Nordeste, mais precisamente no Agreste Paraibano, através da classificação taxonômica das famílias. O Sítio Imbaúba está localizado em Lagoa Seca, na Mesorregião do Agreste Paraibano. Foram realizadas coletas de exemplares da ordem Solanales das famílias, em toda a área do referido Sítio. Durante as coletas foram feitas anotações sobre o hábito, cor da inflorescência, além de outras informações pertinentes, assim como foram fotografados o ambiente e as espécies. O material coletado foi processado segundo técnicas usuais de herborização, e o reconhecimento dos táxons (gêneros e espécies) foi fundamentado em literatura especializada. Sendo identificadas nove espécies da família Convolvulaceae, dos gêneros: Ipomoea (seis espécies), sendo o mais expressivo, Jacquemontia (duas espécies) e Merremia (uma espécie), respectivamente. Ipomoea asarifolia, Ipomoea bahiensis, Ipomoea nil, Ipomoea setifera, Ipomoea triloba, Ipomoea vestalii, Jacquemontia multiflora, Jacquemontia confusa e Merremia aegyptia. E da família Solanaceae foram identificadas seis espécies, quatro do gênero Solanum, Solanum americanum, Solanum asperolanatum, Solanum ciliatum, Solanum paniculatum; uma do gênero Lycopersicon, Lycopersicon pipinellifolium; e uma do gênero Nicandra, Nicandra physaloides. Este trabalho representa uma contribuição significativa para o conhecimento de Convolvulaceae e Solanaceae da Paraíba e Nordeste brasileiro, e esses dados serão úteis para os futuros estudos taxonômicos, filogenéticos e ecológicos.
Descrição: BARBOSA, L. M. M. A. Levantamento taxonômico das famílias convolvulaceae e solanaceae no sítio imbaúba, Lagoa Seca, Paraíba. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/180
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laura Maria Marinho Albuquerque Barbosa.pdfLaura Maria Marinho Albuquerque Barbosa827.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.