Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Valmara Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T19:06:12Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T19:06:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18002 | - |
dc.description | ARAÚJO, V. S. Avaliação de uma proposta experimental para a caracterização das funções inorgânicas (ácidos e bases) numa perspectiva problematizadora com estudantes do Ensino Médio. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | As atividades experimentais no Ensino de Química tem um papel de contribuir na observação dos fenômenos e construção de explicações científicas, sendo importante para mobilizar e significar os conhecimentos e ainda, promover espaços de discussão, de motivação, de participação no processo de construção do aprendizado. O uso de experimentos no ensino médio vem sendo apontado como uma ótima estratégia de ensino, quando se é trabalhada numa perspectiva problematizadora, possibilitando um ensino construtivista, tendo como objetivo promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo, avaliar uma proposta didática baseada na experimentação problematizadora para o estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) com estudantes do 2º ano de uma escola pública do Município de Itatuba-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 19 alunos de uma escola pública do município de Itatuba-PB. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários abertos e uma palavra cruzada, para avaliar o rendimento dos estudantes e a proposta de ensino. Os resultados apontam que a proposta aplicada despertou motivação e interesse na aprendizagem dos conceitos referentes ao estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases), o que ficou evidenciado na avaliação do rendimento da aprendizagem dos estudantes frente à aplicação das palavras cruzadas. Desta forma, os estudantes avaliam de forma positiva a proposta de ensino, evidenciando que ela oportunizou uma aprendizagem significativa dos conceitos estudados nas funções inorgânicas (ácidos e bases). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Experimentação problematizadora | pt_BR |
dc.subject | Funções inorgânicas | pt_BR |
dc.title | Avaliação de uma proposta experimental para a caracterização das funções inorgânicas (ácidos e bases) numa perspectiva problematizadora com estudantes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valmara Silva Araújo.pdf | PDF - Valmara Silva Araújo | 12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.