Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Rafael Igor de Lira-
dc.date.accessioned2018-12-19T15:00:27Z-
dc.date.available2018-12-19T15:00:27Z-
dc.date.issued2017-09-12-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18006-
dc.descriptionFERREIRA, R. I. de L. O uso de vídeos no ensino de reações químicas em uma escola estadual de Esperança - PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade hodierna os recursos audiovisuais estão cada vez mais agéis, modernos e acessíveis, como por exemplo, as ferramentas que se utiliza para projetar vídeos: televisores, monitores, datashows entre outros. Tendo em vista a importância do ensino de reações químicas, e o fácil acesso às ferramentas para exibição de vídeos nas escolas, e o crescente uso das redes sociais como alternativa para a propagação de conteúdos científicos e escolares. Grande parte das escolas não dispõe de laboratórios de química, impossibilitando a demonstração de reações químicas “in loco”, com o uso de vídeos, as reações químicas que foram gravadas em laboratórios e disponibilizadas em redes sociais podem ser apresentadas aos alunos, que assim, terão a oportunidade de acompanhar em “tempo real” a ocorrência de uma reação. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de vídeos como recurso auxiliar no Ensino de Reações Químicas. O público alvo desta pesquisa foram 50 alunos do 3.° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Esperança – PB. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários (Apêndice A e B). Os estudantes responderam um questionário sobre o tema reações químicas antes da exibição dos vídeos e outro questionário depois da exibição dos vídeos. Os resultados indicaram que a utilização de Vídeos no Ensino de reações Químicas foi bem avaliado pelos alunos participantes da pesquisa, fazendo assim com que os mesmos tenham um maior interesse no estudo da química. Logo, o uso de vídeos no ensino de reações químicas foi analisado como uma forma relevante no auxílio ao professor na prática em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Djane de Fátima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleO uso de vídeos no ensino de reações químicas em uma escola estadual de Esperança – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Igor de Lira Ferreira.pdfPDF - Rafael Igor de Lira Ferreira9.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.