Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Petrônio Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T15:07:59Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T15:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18017 | - |
dc.description | ARAÚJO, P. F. de. O uso de materiais didáticos no ensino de equação do 1º grau. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre o uso de materiais didáticos (material concreto e jogo) para o ensino do conteúdo matemático de Equação do Primeiro Grau e as suas operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Aplicamos o jogo matemático EM BUSCA DA EQUAÇÃO em uma turma do 7° ano da escola estadual de ensino fundamental e médio Doutor Adilson Bezerra de Souza, localizada na Avenida Brasil, 300, bairro Nova Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, visando fixar os conceitos de equações do primeiro grau e fazer uso das operações fundamentais de uma forma mais interessante e motivadora: brincando e usando o concreto para chegarmos ao abstrato. Com o uso dos materiais didáticos, podemos observar que, se bem planejado, é de fundamental importância para a ampliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois os mesmos além de despertar nos alunos interesse e motivação para com o estudo da matemática, possibilitam o desenvolvimento da criatividade, da participação, da competição, do senso crítico, da busca de estratégias, entre outros, que são indispensáveis para a vida dos alunos, além de contribuir para uma aula mais dinâmica, atraente e significativa, melhorando assim também a prática pedagógica do professor. Como resultado da pesquisa, percebemos que os materiais didáticos conduzem os alunos a situações mais interessantes, uma vez que possuem características desafiadoras, competitivas, além de facilitar a compreensão de conceitos considerados difíceis pelos alunos, de uma forma que é característica dos mesmos: divertida, e que quase sempre não tem espaço no ensino tradicional. Porém, o uso de materiais concretos e aplicação de jogos para o processo de ensino-aprendizagem exige um pouco mais do professor e pode gerar barulho por parte dos alunos, logo exige uma preparação do professor e deve acontecer em um ambiente propício, de preferência em um laboratório, uma biblioteca ou alguma sala que não vá atrapalhar as outras turmas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Equação do 1º Grau | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | O uso de materiais didáticos no ensino de equação do 1º grau | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Petrônio Ferreira de Araújo | PDF - Petrônio Ferreira de Araújo | 17.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.