Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Petrônio Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-12-19T15:07:59Z-
dc.date.available2018-12-19T15:07:59Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18017-
dc.descriptionARAÚJO, P. F. de. O uso de materiais didáticos no ensino de equação do 1º grau. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre o uso de materiais didáticos (material concreto e jogo) para o ensino do conteúdo matemático de Equação do Primeiro Grau e as suas operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Aplicamos o jogo matemático EM BUSCA DA EQUAÇÃO em uma turma do 7° ano da escola estadual de ensino fundamental e médio Doutor Adilson Bezerra de Souza, localizada na Avenida Brasil, 300, bairro Nova Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, visando fixar os conceitos de equações do primeiro grau e fazer uso das operações fundamentais de uma forma mais interessante e motivadora: brincando e usando o concreto para chegarmos ao abstrato. Com o uso dos materiais didáticos, podemos observar que, se bem planejado, é de fundamental importância para a ampliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois os mesmos além de despertar nos alunos interesse e motivação para com o estudo da matemática, possibilitam o desenvolvimento da criatividade, da participação, da competição, do senso crítico, da busca de estratégias, entre outros, que são indispensáveis para a vida dos alunos, além de contribuir para uma aula mais dinâmica, atraente e significativa, melhorando assim também a prática pedagógica do professor. Como resultado da pesquisa, percebemos que os materiais didáticos conduzem os alunos a situações mais interessantes, uma vez que possuem características desafiadoras, competitivas, além de facilitar a compreensão de conceitos considerados difíceis pelos alunos, de uma forma que é característica dos mesmos: divertida, e que quase sempre não tem espaço no ensino tradicional. Porém, o uso de materiais concretos e aplicação de jogos para o processo de ensino-aprendizagem exige um pouco mais do professor e pode gerar barulho por parte dos alunos, logo exige uma preparação do professor e deve acontecer em um ambiente propício, de preferência em um laboratório, uma biblioteca ou alguma sala que não vá atrapalhar as outras turmas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEquação do 1º Graupt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleO uso de materiais didáticos no ensino de equação do 1º graupt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petrônio Ferreira de AraújoPDF - Petrônio Ferreira de Araújo17.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.