Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Jéssica da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-20T10:52:14Z-
dc.date.available2018-12-20T10:52:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.912 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18086-
dc.descriptionRAMOS, J. da S. A música como recurso metodológico para o ensino da Libras como língua adicional. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa versará sobre o recurso da música como metodologia de ensino da Libras como L2, ou seja, como segunda língua para as pessoas ouvintes, promovendo uma maior aproximação entre surdos, ouvintes e a língua de sinais, através do conhecimento, e otimização da língua em estudo. Neste viés, destacamos ainda, de que maneira acontece o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos ouvintes, abordando a sua inserção como componente curricular no ensino superior. Deste modo, este trabalho contou a princípio com uma pesquisa bibliográfica, tomando como base teórica, autores que abordam esta temática, entre eles: GESSER (2010, 2012), ROSSI (2010), MORAIS e LACERDA (2013), LOUREIRO (2003). Em seguida, por meio do método qualitativo, fizemos uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário destinado a alunos do ensino superior que tiveram a Libras dentro da grade curricular do seu curso. A aplicação do questionário foi o ponto central da nossa pesquisa, pois, através das respostas adquiridas foi possível perceber como o recurso da música pode servir como aparato metodológico para o ensino da Libras ao ouvinte, além de constatar também, a grande importância da inserção da Libras nos cursos de formação de professores. Nessa direção, percebemos que os estudantes participantes da pesquisa, reconhecem a eficácia da música no meio educacional, eles enfatizam que utilizá-la torna a aula mais dinâmica e atrativa. Desse modo, compreendemos que por meio deste trabalho conseguimos também, promover um espaço de reflexão acerca da realidade inclusiva do sujeito surdo, apresentando a Libras como um mecanismo capaz de transformar o cenário da inclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino de Libraspt_BR
dc.subjectOuvintept_BR
dc.titleA música como recurso metodológico para o ensino da Libras como língua adicionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica da Silva Ramos.pdfPDF - Jéssica da Silva Ramos5.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.