Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alexsandro Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T10:54:03Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T10:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18088 | - |
dc.description | SILVA, A. R. da. As libras e as contribuições para a inclusão dos surdos nas aulas de Geografia. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo estudar a relevância da Libras na inclusão do surdo em sala de aula, mas particularmente nas aulas de geografia. Apresentar a relevância da Libras na inclusão do surdo em sala de aula, compreender a relevância da língua de sinais nas aulas de geografia; Observar a metodologia do professor de geografia para o aluno surdo. A metodologia de pesquisa utilizada foi um estudo de caso, que é um método de pesquisa qualitativa, com o uso de aplicação de questionário como forma de coletar dados, relacionada na concepção da teoria de diversos autores que falam sobre essa temática de pesquisa como: Richardson (1999),Trivinos(1987), Quadros(1997), Brito (1993), Moura(1996), Goldfelf (2002), Streiechen (2012), Strobel (2009). No presente artigo é visto as análises teóricas em diversos trabalhos que indagam esse tema, abordando questões da inclusão. Sendo assim, resta-nos mais empenho, aceitação e dedicação para mudar esse modelo que vemos ainda em tempos presentes, chegando então a quebrar os paradigmas atuais e ir além, eliminando as possíveis barreiras e dificuldades que podem ser encontradas sobre a inclusão do surdo nas aulas de geografia através da Libras. Conclui-se que ainda há uma grande dificuldade do professor de geografia para dar aulas aos alunos surdos, sendo necessário a presença do intérprete de Libras, já que o professor não tem nenhuma formação para lidar com os alunos surdos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aula de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Aluno Surdo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | As libras e as contribuições para a inclusão dos surdos nas aulas de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexsandro Ramos da Silva.pdf | PDF - Alexsandro Ramos da Silva | 4.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.