Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vicente, Raimunda de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T11:14:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T11:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 362.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18127 | - |
dc.description | VICENTE, R. de S. O adolescente em conflito com a Lei e a escola. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é essencial para o desenvolvimento do cidadão, portanto é de fundamental importância para a recuperação do adolescente em conflito com a lei. Desde 13 de julho de 1990, quando foi sancionado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº 8.069, que se busca um atendimento eficiente na aplicabilidade da medida socioeducativa de liberdade assistida, pautada na doutrina da proteção integral. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma análise sobre como o atendimento e o acompanhamento ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida na Comarca de Guarabira pelas instituições educativas. O estudo promovido questionou, qual é o acompanhamento que o adolescente em medida socioeducativa de liberdade assistida vem tendo nos últimos anos (2011-2017) na cidade de Guarabira? Com a extinção da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC) em Guarabira, qual o órgão ficou responsável por fazer esse atendimento na cidade Guarabira? Quais são as perspectivas que estão sendo construídas para esses adolescentes em relação a educação? Em termos efetivos perguntamos: quais são os ganhos sociais e culturais que as pessoas têm pela garantia da aplicação das medidas socioeducativas? Entendemos que é fundamental investir na forma de aplicar a medida para diminuir a reincidência e proporcionar ao adolescente a chance de se reeducar. Além disso, é necessário trazer uma reflexão de como está se dando a relação desse adolescente com a escola e o professor, pois mesmo estando na lei a obrigatoriedade da inclusão do adolescente em medida socioeducativa de liberdade assistida, a escola e o professor ainda não estão preparados para receber e incluir esse aluno. Concluímos que, se faz necessário investir tanto na formação inicial e continuada do profissional que está na escola, como na daqueles que trabalham em instituições ligadas à assistência social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Liberdade assistida | pt_BR |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.title | O adolescente em conflito com a Lei e a escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raimunda de Souza Vicente.pdf | PDF - Raimunda de Souza Vicente | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.