Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1818
Título: CAPS II Novos Tempos: a importância na reinserção social do portador de transtorno mental de Campina Grande/PB
Autor(es): Araújo, Jailma Jorge de
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica
Reabilitação Psicossocial
Reinserção Social
Centro de Atenção Psicossocial
Serviço Social
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: O presente estudo apresenta os resultados da pesquisa quali-quantitativa que objetivou analisar, a partir da concepção dos usuários portadores de transtornos mentais, a contribuição do CAPS como possibilitador da reinserção social na cidade de Campina Grande/PB. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semi-estruturada, junto aos usuários que frequentaram o serviço na primeira semana do mês de setembro do ano de 2011, como amostra intencional foram eleitos 10 sujeitos, sendo a análise dos dados baseada pela técnica da análise de conteúdo. Mediante os resultados, constatou-se limitações em relação a dependência financeira dos usuários e a ausência da família no tratamento. Verificou-se que a atuação do CAPS tem sido de fundamental importância na vida dos usuários, aos quais tem proporcionado conquistas pessoais valiosas para sua reinserção social. Também foi possível identificar que para os sujeitos da pesquisa, a instituição não representa apenas um espaço físico onde eles executam propostas institucionais, mas um lugar reconhecido como possibilitador de mudanças e de reinserção, capaz de conduzi-los a conquista de autonomia e da cidadania. Concluiu-se que o processo de reabilitação e reinserção social desenvolvidos pelo CAPS II- Novos Tempos, vem surtindo efeitos e tem sido imprescindível para a vida dos usuários, no que tange a todos os aspectos psíquicos e sociais da vida dos mesmos.
Descrição: ARAÚJO, J. J. de. CAPS II Novos Tempos: a importância na reinserção social do portador de transtorno mental de Campina Grande/PB. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1818
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma Jorge de Araújo.pdfJailma Jorge de Araújo885.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.