Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carlos Paulo dos-
dc.date.accessioned2019-02-21T22:37:44Z-
dc.date.available2019-02-21T22:37:44Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.otherCDD 375.001-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18209-
dc.descriptionSANTOS, C. P. dos. A história disciplinar na Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e procedimentos. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa analisar o novo modelo de proposta para ensino da história disciplinar no Brasil, proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se apresenta enquanto currículo regulador do ensino básico. Essa análise permeia, ao longo de sua discussão, a construção do conhecimento histórico e seu desenvolvimento, tendo como base teórica fundamental os estudos de Jean Piaget em torno do desenvolvimento cognitivo (da inteligência) presente na obra “Epistemologia Genética”, assim como a noção de construção do sentimento nacional, do sujeito objetivado e da normatização do ensino, assim como, definir como estes aspectos são postos no documento. Outro diálogo fundamental deste trabalho se dá com a interdisciplinaridade, apontada por Marc Bloch, quando na célebre “Apologia da História ou o ofício do historiador”, aborda como essa proximidade com outras áreas se mostra intrínseca a pesquisa e ensino de História. Este artigo também desenvolve uma discussão crítica à constituição da disciplina “Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, no qual se tem diluído o ensino de História, conjuntamente à Geografia, Sociologia e Filosofia. Temos, então, a concepção que o ensino de história, enquanto disciplina escolar tem cada vez mais suprimido o seu caráter formador do pensamento crítico e político dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Flávio Carreiro Santanapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCurriculum do ensino básicopt_BR
dc.titleA história disciplinar na Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e procedimentospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CARLOS PAULO DOS SANTOS.pdf419.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.