Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1822
Título: Juventude, políticas públicas e participação cidadã no município de Guarabira/PB
Autor(es): Santos, Maria kely Cristina dos
Palavras-chave: Políticas Públicas
Juventude
Conselhos municipais
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: Os anos de 1980, a partir do processo de redemocratização brasileira, trouxeram consigo muitas transformações para o cenário social, econômico e político. A criação dos conselhos gestores de políticas públicas, além dos demais espaços sócio-políticos apresentam-se como uma conquista importante nesse novo contexto. O presente trabalho tem os seguintes objetivos: verificar os programas de políticas públicas existentes no município de Guarabira/PB para os/as jovens entre 15 e 29 anos; Identificar a participação dos/as jovens nos espaços institucionais (conselhos municipais) e analisar as auto avaliações dos/as jovens acerca da sua participação política na sociedade. A pesquisa teve por eixo metodológico a abordagem descritivo-analítica e o cenário de estudo foi a cidade de Guarabira-PB. A amostra foi composta pelos/as representantes das secretarias e dos conselhos municipais, assim como, pelos/as jovens participantes dos conselhos. Na coleta de dados utilizou-se dois instrumentos: um formulários e uma entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram analisados a partir do método descritivo analítico e da análise de conteúdo. Percebemos que das onze secretarias mapeadas, apenas quatro apresentaram programas de políticas públicas destinadas para a juventude. No tocante aos conselhos, detectou-se apenas cinco: Conselho municipal de Assistência Social, Conselho de Acompanhamento e Controle do FUNDEB, Conselho municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Saúde e um Conselho Tutelar. Os mesmos contam com a participação de sete jovens, dentre os quais cinco auto avaliam-se enquanto pessoas ativas nos processos de participação. Apenas uma jovem avaliou a sua participação política enquanto passiva. PROPESQ/ UEPB-PIBIC/CNPQ.
Descrição: SANTOS, M. K. C. dos. Juventude, políticas públicas e participação cidadã no município de Guarabira/PB. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1822
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria kely Cristina dos Santos.pdfMaria kely Cristina dos Santos497.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.