Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1825
Título: O lugar da atenção básica na política de saúde
Autor(es): Sousa, Maria Luciana Bezerra
Palavras-chave: Política de Saúde
Atenção Básica
Sistema Único de Saúde
Serviço Social
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: Este artigo analisa o lugar da Atenção Básica (AB) na Política de Saúde, como estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde (MS) para reestruturar o sistema de saúde, através da reorientação do modelo assistencial. Motivada pela nossa inserção em um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), o presente trabalho resulta de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental que teve por objetivos analisar a AB no contexto da política de saúde, sua relação com os demais níveis assistenciais; e a Estratégia Saúde da Família como instrumento utilizado pelo Ministério da Saúde para estruturar a atenção básica. Para tanto, utilizamos publicações nacionais (livros, documentos emitidos pelo Ministério da Saúde e periódicos científicos) como fontes de dados que contribuíram para a análise do nosso objeto de estudo. Dentre os principais resultados da pesquisa, identificamos que não é propriamente a atenção básica, mas a relação entre os diferentes níveis de atenção a saúde, o ponto estratégico para que ocorram as mudanças necessárias ao sistema de saúde vigente. No entanto, é a partir da AB e em função dela que a média e a alta complexidade deveriam se organizar. Assim, o que se percebe é que o lugar ocupado pela atenção básica na política de saúde tem fundamental importância para o desenvolvimento e a continuidade do cuidado em saúde.
Descrição: SOUSA, M. L. B. O lugar da atenção básica na política de saúde. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1825
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luciana Bezerra Sousa.pdfMaria Luciana Bezerra Sousa401.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.