Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Lucileia Cruz da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T15:48:37Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25T15:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18261 | - |
dc.description | COSTA, L. C. da. A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância da Literatura Surda nas aulas de Língua Portuguesa e sua divulgação no meio educacional para o conhecimento tanto para os alunos surdos quanto para os ouvintes. Dessa forma, discorre ao longo desse trabalho a relevância das produções literárias surdas, em seu aspecto geral, para o desenvolvimento cognitivo, crítico, intelectual e social da comunidade surda e ouvinte. Para embasamento, se utiliza como aporte teórico autores como: Strobel (2008), Mourão (2012), Karnopp (2008), Morgado (2011), Silveira (2013), dentre outros. Tendo em vista que a pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo e, considerando o principal objetivo apresentado anteriormente, se traz, por fim, uma análise feita a partir de um questionário destinado a professores de Língua portuguesa com turmas inclusivas: surdos e ouvintes. Diante dessa análise foi possível verificar de que maneira está sendo realizada a utilização da Literatura Surda nas aulas de Português em turmas inclusivas e consequentemente como acontece de fato sua divulgação e dessa forma, se percebe que essa divulgação não ocorre de modo satisfatório, impossibilitando tanto o conhecimento de um número maior de pessoas quanto à eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, algo que poderia proporcionar uma experiência rica e bem mais reflexiva, levando em consideração suas potencialidades cognitivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura Surda | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gleyciene Morais da Silva.pdf | PDF - Gleyciene Morais da Silva | 3.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.