Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1826
Título: | A percepção dos professores em relação ao papel da família na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um recorte às escolas de Campina Grande - PB |
Autor(es): | Moura, Yara Clécia Pereira |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Necessidades Educacionais Especiais Relação Escola x Família Serviço Social |
Data do documento: | 10-Set-2013 |
Resumo: | Hoje, com as evoluções do sistema do ensino, é cada vez mais evidente falar em educação inclusiva, esta, centra-se na concepção de uma educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade, as diferenças e as necessidades de cada aluno. Contudo, a efetivação desse principio de inclusão não é tarefa fácil, este processo é resultado de árduas lutas e reivindicações que enfrenta muitos entraves para efetivar-se. E para que haja a sua realização no âmbito escolar é inegável que deverá se fazer presente um trabalho colaborativo entre a escola e a família, esta com o papel impulsionador dentro do processo de desenvolvimento dos filhos e/ou parentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Portanto, a participação da família é de importância vital e vem sendo incentivado no sentido de uma parceria indispensável para o processo da inclusão, participando das decisões, estratégias e ações viáveis para a integração e desenvolvimento do aluno com NEE no âmbito escolar. Assim sendo, este trabalho terá como objetivo analisar a importância da família para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais, a fim de compreender as mútuas influências que a relação, escola/professor/família, reflete nesse processo de inclusão a partir da visão e avaliação dos professores, sendo este, o elo fundamental de ligação entre a escola e o aluno. Como também, figura importante no processo ensino-aprendizagem, pois cabe a ele a incumbência de instruir, orientar, estimular e incentivar os alunos com Necessidades Educacionais Especiais a descobrir suas potencialidades. A pesquisa será na quanti-qualitativa de caráter exploratório e amostra do tipo intencional. E quanto aos instrumentos de coleta de dados, procedeu-se a partir das consultas às fontes bibliográficas, a observação participante, consultas às fontes documentais (Projeto Político-Pedagógico da escola e Proposta Inclusiva), além da realização de entrevistas semi-estruturadas. Assim, a partir da reflexão sobre os dados desta pesquisa, ficou assinalado que as famílias ao estabelecerem atitudes cooperativas junto à escola favorecem para a efetivação da inclusão, da mesma forma que, na escola, atitudes de abertura e disponibilidade para atender os alunos com NEE configuraram-se como fundamentais para a interação e desenvolvimento desses alunos. Constatou-se também, que atitudes de preconceito, barreiras atitudinais, déficit na formação de professores e a falta de participação e acolhimento das famílias afetavam de forma negativa o processo de inclusão. Assim, a reflexão sobre os dados desta pesquisa confirmam que a relação entre escola e família influencia diretamente na inclusão do aluno com NEE no ambiente escolar. |
Descrição: | MOURA, Y. C. P. A percepção dos professores em relação ao papel da família na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um recorte às escolas de Campina Grande - PB. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012 |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1826 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Yara Clécia Pereira Moura.pdf | Yara Clécia Pereira Moura | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.