Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento, Eva Wilma Alves de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T18:53:03Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25T18:53:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18273 | - |
dc.description | SARMENTO, E. W. A. de. C. O uso da mediação pela gestão escolar: estratégia de resolução de conflitos. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Situações de conflitos eclodem em todos os contextos sociais e administrá-los não é tarefa fácil, notadamente no ambiente escolar, entretanto, cabe ao gestor escolar administrá-los de forma racional, fomentando mecanismos de resolução, de modo a propiciar a restauração da paz social, o resgate e a promoção de valores. A presente pesquisa pretende investigar o papel do gestor como mediador e promotor da mediação como instrumento de pacificação das relações interpessoais conflituosas ocorridas no ambiente escolar. A presente pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e como metodologia de trabalho a revisão bibliográfica especializada, disponível nos livros, periódicos, teses e artigos existentes nos bancos de dados dos sites Scielo e Google Acadêmico. Da análise da produção acadêmica existente nas referidas bases de dados, constata-se que a mediação, como instrumento de resolução de conflitos no ambiente escolar, é algo que deve ser pensado pela gestão e comunidade escolares, uma vez que se configura como instrumento de gestão positiva dos conflitos surgidos nesse ambiente, na medida em que o pode propiciar a restauração e promoção de uma cultura de paz, enfatizando uma educação para cidadania, entretanto, a produção acadêmica sobre tal temática ainda é bastante incipiente no meio educacional, em decorrência da ausência de pesquisas mais abrangentes e detalhadas, havendo necessidade de estudos complementares sobre o uso da mediação nas unidades escolares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana Silva do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Conflito | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | O uso da mediação pela gestão escolar: estratégia de resolução de conflitos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eva Wilma Alves de Carvalho Sarmento.pdf | PDF - Eva Wilma Alves de Carvalho Sarmento | 4.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.