Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1828
Título: Pessoas idosas vítimas de violência: um estudo no CEAV de Campina Grande
Autor(es): Souza, Elaine Cristine de
Palavras-chave: Idoso
Violência contra o Idoso
Serviço Social
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: O artigo aqui apresentado traz um recorte dos resultados da pesquisa de PIBIC, intitulada: Violência e Maus tratos contra os idosos: Um estudo no Centro de Atendimento às vítimas de Crime – CEAV, no Município de Campina Grande-PB. O espaço temporal correspondeu ao período de Fevereiro a Novembro de 2011. A investigação teve como objetivo geral, analisar nos registros de ocorrência do CEAV, se as pessoas idosas procuravam este órgão para denunciar sobre violência e maus tratos, como também, identificar qual era o encaminhamento para as vítimas e qual seria o papel do Serviço Social junto ao órgão, no que diz respeito à solução para o problema apresentado. Para materializar o estudo, a metodologia utilizada teve uma abordagem quanti-qualitativa de análise documental. Para coleta de dados utilizamos a técnica da observação, uma ficha para coleta de dados secundários e entrevista semi-estruturada, como também revisão bibliográfica para fundamentar o nosso objeto estudo. Os dados quantitativos foram agrupados em tabelas e submetidos à análise de conteúdo. Através do estudo foi possível constatar que a violência e os maus tratos para com a população idosa vêm de diversas formas, a vítima é comumente do sexo feminino, com idade superior a 80 anos e ainda convivem com familiares que muitas vezes são os seus próprios agressores. Sendo assim, a pesquisa é relevante na medida em que denuncia as formas de descaso para com a pessoa idosa, como também apresenta um debate que vem contribuir com a discussão da temática, além de divulgar o importante serviço de atendimento que o CEAV presta a este segmento populacional vítima de violência na cidade de Campina Grande-PB.
Descrição: SOUZA, E. C. de. Pessoas idosas vítimas de violência: um estudo no CEAV de Campina Grande. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1828
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristine de Souza.pdfElaine Cristine de Souza561.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.