Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha Júnior, José Herculano da-
dc.date.accessioned2019-02-25T19:11:28Z-
dc.date.available2019-02-25T19:11:28Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18283-
dc.descriptionROCHA JÚNIOR, J. H. da. Um olhar sobre as itacoatiaras do Ingá-PB: entre uso das fontes, saberes e sensibilidades no ensino de História. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar a didatização da Pedra do Ingá no espaço escolar através do ensino de História a partir do diálogo interdisciplinar com a Educação Patrimonial, bem como verificar o papel educativo deste monumento perante sua importância arqueológica, antropológica, artística e histórica. E, nesse contexto, enfatizaremos a memória e os saberes históricos junto as sensibilidades e ao processo identitário que o mesmo é capaz de apresentar no cenário ingaense. Nossa delimitação temática propõe uma experiência do uso da metodologia do Ensino Patrimonial como ferramenta alternativa para dialogar em sala de aula o valor da memória e de uma identidade local. Analisaremos os pontos positivos dessa abordagem e as dificuldades em aplicá-la em sala de aula, o que possibilita ponderar aulas mais atrativas além de suscitar o desejo por aulas socioconstrutivistas. Dessa forma, discutimos o tema no campo do Ensino de História a partir de interlocuções teóricas com Schmidt (2009), Pesavento (1999, 2005), Martin (2008), Funari (2009) e Le Goff (1985) no sentido de problematizar uma Educação Patrimonial voltada à identidade e para a memória regional. Recorremos aos relatos orais de gestores, supervisores e docentes como fonte analisada à luz da metodologia em História Oral, cujos personagens estão há anos contribuindo para a melhoria do ensino da cidade de Ingá-PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Flávio Carreiro de Santanapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPedra do Ingá - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistória da Paraíbapt_BR
dc.titleUm olhar sobre as itacoatiaras do Ingá-PB: entre uso das fontes, saberes e sensibilidades no ensino de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ HERCULANO DA ROCHA JÚNIOR.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.