Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ângela Bárbara da Silva de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:56:13Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T17:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18301 | - |
dc.description | BARBOSA, A. B. S. A. Práticas educativas inclusivas: uma análise em torno da educação especial desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas no Município de Sertânia – PE. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da presente pesquisa é mostrar no cotidiano da escola Municipal Presidente Vargas, localizada no Município de Sertânia/PE, como as dificuldades e resistências ao ato de incluir alunos com necessidades educacionais especiais e inseri-los no contexto social das escolas regulares, pode ser retrógrado e prejudicial para essas crianças, uma vez que elas precisam dessa interação para seu desenvolvimento social. Durante o decorrer da pesquisa, trataremos questões como: o que de fato é a inclusão?Para que haja de fato um processo de inclusão satisfatório é necessária uma enorme mudança no sistema político de ensino brasileiro.A Educação Especial é uma modalidade de ensino que vem colaborando para este processo de inclusão. Partindo, desta informação que é referenciada por pesquisadores Como Mazzota (1996), Ferreira (2006), que discutem as práticas educativas das pessoas com necessidades especiais, a presente pesquisa buscou, portanto explicitar os avanços da Educação Especial no município de SERTÂNIA-PE e responder a seguinte questão: Quais contribuições a Educação Especial está ocasionando no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais da Escola Municipal Presidente Vargas? Para tanto nos baseamos principalmente em documentos como as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica 2001, a Declaração de Salamanca, 1994 e a Constituição Federal de 1988, dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Maria da Conceição Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas inclusivas: uma análise em torno da educação especial desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas no Município de Sertânia – PE | pt_BR |
dcterms.title.alternative | uma análise em torno da educação especial desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas no Município de Sertânia – PE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ângela Bárbara da Silva de Aquino Barbosa.pdf | PDF - Ângela Bárbara da Silva de Aquino Barbosa | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.