Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Fábio Emanoel Felix | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:56:37Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T17:56:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18302 | - |
dc.description | AZEVEDO, F. E. F. Algumas contribuições de Vygotsky para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC introduz na vida profissional do corpo docente a possibilidade de alfabetizar e letrar os alunos na faixa dos seis a oito anos de idade. Para tanto, o programa utiliza em suas formações diversos autores da psicologia do desenvolvimento humano, dentre eles Vygotsky e suas contribuições com sua teoria sociointeracionista que auxilia o professor nos processos de ensino aprendizagem dos conteúdos veiculados aos alunos em várias fases do seu desenvolvimento. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar algumas contribuições de Vygotsky para o PNAIC levando em consideração para além da escrita à interpretação de leituras possíveis aos processos de alfabetização e letramento que correspondem a uma das principais atividades desempenhadas pelo aluno na escola, tendo em vista a sua relevância na vida social. Acreditamos que tais contribuições sejam relevantes para a aprendizagem. Neste trabalho constam as contribuições teóricas advindas de Vygotsky (1991, 1997, 1998, 1999, 2002, 2007) em relação à escola centralizada na relação/interação professor-aluno como dispositivo fundamental no processo de aprendizagem, bem como do desenvolvimento cognitivo e social da criança na educação brasileira. A partir disso, foi relacionado o dialogo das ideias do autor às propostas apresentadas pelo PNAIC, fazendo uma reflexão do início da instituição desse programa, tomando como base a primeira infância no fundamental para refletir sobre a importância de ações bem sucedidas sob a mediação sociointeracionista docente nos processos de ensino aprendizagem nas fases do desenvolvimento dos discentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Maria da Conceição de Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lev Vygotsky | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | pt_BR |
dc.subject | Políticas sobre alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Algumas contribuições de Vygotsky para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fábio Emanoel Félix Azevedo.pdf | PDF - Fábio Emanoel Félix Azevedo | 785.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.