Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alissandra Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:56:49Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T17:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18303 | - |
dc.description | SILVA, A. A. A (des)motivação no processo de ensino/aprendizagem de E/LE: um estudo de caso. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo principal investigar a (des)motivação de alunos de um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Moxotó pernambucano, em relação ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. Esta é uma pesquisa descritivo-exploratória, pois busca analisar as particularidades de um determinado grupo, através de um estudo de caso. A investigação é de natureza qualitativa e quantitativa, pois os dados coletados foram interpretados e quantificados. O instrumento de coleta de dados que utilizamos foi um questionário. O aporte teórico tem como base os estudos de Balancho e Coelho (1996); Bianchi (2011); Bzuneck (2002); Cavenaghi (2009); Callegari (2008), entre outros. Os alunos participantes da pesquisa cursavam, em 2016, o terceiro ano; dos 40 (quarenta) estudantes matriculados na turma, 34 (trinta e quatro) colaboraram conosco respondendo ao questionário. Considerando as respostas obtidas, chegamos à conclusão de que as atividades que mais motivam estes alunos, nas aulas de Língua Espanhola, são as que se realizam a partir de músicas, filmes e jogos, bem como as que envolvem conteúdos gramaticais; em contrapartida, as atividades que menos motivam a turma são: as atividades orais, a memorização de diálogos, as atividades de escrita e as apresentações de seminários. Destacamos a importância de o professor buscar conhecer seus alunos, para que possa desenvolver estratégias de ensino com o objetivo de motivá-los a aprender. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Amanda da Silva Prata | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Alunos desmotivados | pt_BR |
dc.title | A (des)motivação no processo de ensino/aprendizagem de E/LE: um estudo de caso | pt_BR |
dcterms.title.alternative | um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alissandra Alves da Silva.pdf | PDF - Alissandra Alves da Silva | 6.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.