Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alissandra Alves da-
dc.date.accessioned2019-02-27T17:56:49Z-
dc.date.available2019-02-27T17:56:49Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18303-
dc.descriptionSILVA, A. A. A (des)motivação no processo de ensino/aprendizagem de E/LE: um estudo de caso. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal investigar a (des)motivação de alunos de um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Moxotó pernambucano, em relação ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. Esta é uma pesquisa descritivo-exploratória, pois busca analisar as particularidades de um determinado grupo, através de um estudo de caso. A investigação é de natureza qualitativa e quantitativa, pois os dados coletados foram interpretados e quantificados. O instrumento de coleta de dados que utilizamos foi um questionário. O aporte teórico tem como base os estudos de Balancho e Coelho (1996); Bianchi (2011); Bzuneck (2002); Cavenaghi (2009); Callegari (2008), entre outros. Os alunos participantes da pesquisa cursavam, em 2016, o terceiro ano; dos 40 (quarenta) estudantes matriculados na turma, 34 (trinta e quatro) colaboraram conosco respondendo ao questionário. Considerando as respostas obtidas, chegamos à conclusão de que as atividades que mais motivam estes alunos, nas aulas de Língua Espanhola, são as que se realizam a partir de músicas, filmes e jogos, bem como as que envolvem conteúdos gramaticais; em contrapartida, as atividades que menos motivam a turma são: as atividades orais, a memorização de diálogos, as atividades de escrita e as apresentações de seminários. Destacamos a importância de o professor buscar conhecer seus alunos, para que possa desenvolver estratégias de ensino com o objetivo de motivá-los a aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipAmanda da Silva Pratapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEspanhol-Língua Estrangeira (E-LE)pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da língua espanholapt_BR
dc.subjectAlunos desmotivadospt_BR
dc.titleA (des)motivação no processo de ensino/aprendizagem de E/LE: um estudo de casopt_BR
dcterms.title.alternativeum estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alissandra Alves da Silva.pdfPDF - Alissandra Alves da Silva6.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.