Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Soraya de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:59:49Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T17:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18313 | - |
dc.description | FERREIRA, S. F. A arte que liberta: música como prática que protesta e evidencia a realidade. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão da potencialidade pedagógica que a música possui para problematizar as relações desiguais. A partir das músicas “Construção” e “Assentamento” do compositor Chico Buarque de Holanda evidencia-se as contradições sociais presentes nos espaços urbanos e rurais. Para trazer à tona as diferenças sociais expressadas pelas músicas o texto buscou como base teórica autores como: Paulo Freire, Maria da Glória Gohn e Marcelo Saldanha das Neves, entre outros, que buscam denunciar os processos que torna os indivíduos reféns das relações desiguais e desumanas. O emprego da linguagem artística em processos educativos que geram análises críticas constrói saberes que dialogam com o universo cultural e com as práticas escolares. As músicas, escolhidas para compor esse estudo são representações artísticas de uma realidade que atravessa os tempos e os espaços. O seu uso como forma de protestar as maneiras de repressão e violência em contextos concretos da realidade desenvolve uma percepção capaz de delatar a opressão ocasionada aos grupos historicamente excluídos. O trabalho desenvolvido possibilita relacionar a arte com os movimentos de resistência e com as práticas educativas que possam libertar os sujeitos dos aprisionamentos sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Rafael de Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música (Aspectos sociais) | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Zona Rural | pt_BR |
dc.title | A arte que liberta: música como prática que protesta e evidencia a realidade | pt_BR |
dcterms.title.alternative | música como prática que protesta e evidencia a realidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Soraya de Farias Ferreira.pdf | PDF - Soraya de Farias Ferreira | 556.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.