Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Soraya de Farias-
dc.date.accessioned2019-02-27T17:59:49Z-
dc.date.available2019-02-27T17:59:49Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18313-
dc.descriptionFERREIRA, S. F. A arte que liberta: música como prática que protesta e evidencia a realidade. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo].pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão da potencialidade pedagógica que a música possui para problematizar as relações desiguais. A partir das músicas “Construção” e “Assentamento” do compositor Chico Buarque de Holanda evidencia-se as contradições sociais presentes nos espaços urbanos e rurais. Para trazer à tona as diferenças sociais expressadas pelas músicas o texto buscou como base teórica autores como: Paulo Freire, Maria da Glória Gohn e Marcelo Saldanha das Neves, entre outros, que buscam denunciar os processos que torna os indivíduos reféns das relações desiguais e desumanas. O emprego da linguagem artística em processos educativos que geram análises críticas constrói saberes que dialogam com o universo cultural e com as práticas escolares. As músicas, escolhidas para compor esse estudo são representações artísticas de uma realidade que atravessa os tempos e os espaços. O seu uso como forma de protestar as maneiras de repressão e violência em contextos concretos da realidade desenvolve uma percepção capaz de delatar a opressão ocasionada aos grupos historicamente excluídos. O trabalho desenvolvido possibilita relacionar a arte com os movimentos de resistência e com as práticas educativas que possam libertar os sujeitos dos aprisionamentos sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipRafael de Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica (Aspectos sociais)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectZona Ruralpt_BR
dc.titleA arte que liberta: música como prática que protesta e evidencia a realidadept_BR
dcterms.title.alternativemúsica como prática que protesta e evidencia a realidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Soraya de Farias Ferreira.pdfPDF - Soraya de Farias Ferreira556.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.