Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Amanda Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T18:00:55Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T18:00:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18317 | - |
dc.description | FARIAS, A. B. Iniciação à docência na Licenciatura em Matemática do CCHE-UEPB: um perfil dos egressos. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo central analisar o perfil dos ex-bolsistas do PIBID Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba. O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a UEPB funciona no Campus VI na Licenciatura em Matemática desde 2012. Nossa pesquisa tentou responder como aqueles que já obtiveram a graduação percebem o PIBID Matemática e seu papel na formação, bem como construir um perfil de quantos desses atuam como professores, já que um dos objetivos primordiais do programa é incentivar a docência. Em pesquisa recente Silva (2017) demonstrou que desde a implantação do PIBID Matemática houve um aumento quantitativo e qualitativo na produção bibliográfica dos estudantes da licenciatura em Matemática. Esses avanços, segundo o autor, estavam diretamente relacionados com a atuação do PIBID. Diante de contribuições como essa nos questionamos: quem são os ex-bolsistas do PIBID Matemática? Onde os ex-bolsistas estão? O que eles estão fazendo? Estão atuando como Professores? Sintetizamos essas questões na seguinte questão norteadora: qual o perfil profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática que foram bolsistas do PIBID Matemática e como estes percebem o papel do programa na sua formação? Para fundamentação da pesquisa utilizamos referenciais ligados a formação docente como Shulman (1986), Cavalcante (2013) e Pimenta e Lima (2009). A pesquisa seguiu um viés qualitativo conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), se aproximando da pesquisa exploratória. Através de formulário eletrônico coletamos informações sobre os egressos e traçamos um perfil que analisamos. Os resultados indicam que a maior parte dos ex-bolsistas reside na Paraíba. Observamos que apenas pouco mais de um ¼ estão lecionando. Por outro lado, aqueles que estão lecionando percebem a importância do PIBID na sua formação e na sua prática no cotidiano da sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | PIBID (Campus VI) | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.title | Iniciação à docência na Licenciatura em Matemática do CCHE-UEPB: um perfil dos egressos | pt_BR |
dcterms.title.alternative | um perfil dos egressos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Bezerra de Farias.pdf | PDF - Amanda Bezerra de Farias | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.