Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1846
Título: A (des)construção de imagens dos candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2010
Autor(es): Miguel, Luís Auriclelson Antas
Palavras-chave: Eleições
Mídia
Sociedade do Espetáculo
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: Procuramos entender neste trabalho de que modo a mídia tem influenciado a sociedade contemporânea, em especial no tocante à política e à (des)construção de identidade(s) por meio da Revista Veja. Adotamos como metodologia a análise do conteúdo, no interior do recorte estabelecido entre fevereiro e outubro de 2010, focando-se nos candidatos Dilma Roussef e José Serra. Demonstramos como a esfera política subordinou-se ao campo midiático e como a política partidária submete-se cada vez mais à Sociedade do Espetáculo. Nesse contexto, a construção de personagens políticos é fundamental para o sucesso no pleito eleitoral. Na Revista Veja, Dilma Rousseff foi caracterizada como uma personagem dúbia e inconsistente; a candidata petista foi representada como alguém incapaz de manter uma posição sólida acerca de variados temas. Consonante a esta representação, Dilma foi retratada como um sujeito inexperiente na arena política, e associada ao ex-presidente Lula. José Serra, por seu turno, teve seu personagem construído em torno das noções de competência, experiência e capacidade intelectual. A Revista buscou ainda desconstruir a aura de seriedade excessiva que ronda o candidato. Serra foi apresentado como alguém que possui um plano bem definido e bem organizado sobre como gerir o desenvolvimento nacional. Cumpre ressaltar ainda que, no período analisado, mais capas foram dedicadas à candidata petista – o que não implica dizer que isso a favoreceu, uma vez que grande parte delas apresentava conteúdos e mensagens denunciatórias e/ou questionadoras do potencial de Dilma.
Descrição: MIGUEL, L. A. A. A (des)construção de imagens dos candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2010. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1846
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís Auriclelson Antas Miguel.pdfLuís Auriclelson Antas Miguel680.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.