Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Vanessa de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-13T11:45:07Z-
dc.date.available2019-03-13T11:45:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18470-
dc.descriptionALVES, V. de O. A atuação de professoras e a aprendizagem significativa através da escuta pedagógica. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo abordar a atuação de docentes através da escuta pedagógica, enfocando o trabalho voltado para a aprendizagem escolar significativa. Os sujeitos da pesquisa são as professoras que lecionaram na Escola Felicidade entre as décadas de 1990 e 2000. Neste sentido, a abordagem da relevância da escuta pedagógica contínua e da importância da participação da família para consolidar uma aprendizagem significativa são aspectos centrais deste trabalho, analisados à luz de autores como: Ausubel (1982), Rogers (2001), Archangelo (2004), Saltini (2008), CECCIM (2018), entre outros. Em termos de organização textual, o trabalho se inicia com alguns pressupostos teóricos acerca da escuta pedagógica e sua relevância na aquisição de conteúdos oriundos das vivências familiar, social e cultural da criança. Em seguida, são expostos os relatos das professoras entrevistadas que abordam suas experiências profissionais utilizando a escuta pedagógica como meio de promoção de uma aprendizagem significativa para os alunos. A análise desses relatos permitiu revelar que, a escuta pedagógica exerceu um importante papel na atuação docente, destacando os conhecimentos prévios como ponto de partida para efetivação de uma prática pedagógica relevante no contexto escolar, fazendo frente aos entraves como: baixo recurso financeiro recebido pela escola, desemprego que acometeu parte da comunidade e livros didáticos não condizentes com a realidade da comunidade. Conclui-se que, a escuta pedagógica possibilita trabalhar no enfoque do regionalismo, fundando uma aprendizagem significativa pautada nos aspectos sociais e culturais das pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscuta pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFamília-escolapt_BR
dc.titleA atuação de professoras e a aprendizagem significativa através da escuta pedagógica 1990-2000pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa de Oliveira Alves.pdfPDF - Vanessa de Oliveira Alves3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.