Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1848
Título: A imprensa e o regime militar: o jornalismo político da Folha de São Paulo
Autor(es): Maciel, Raquel Filomena da Silva
Palavras-chave: Jornal Folha de São Paulo
História
Regime Militar
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: Este trabalho propõe agregar dois campos de estudo numa perspectiva interdisciplinar: a história e a comunicação social. A fim de obter uma compreensão acerca do posicionamento da imprensa quando atrelada às relações políticas, elege como foco problematizador uma das fases mais complexas do Brasil do século XX, o Regime Militar (1964-1985), período que institucionalizou a censura à liberdade de informação. Realiza-se uma observação do jornal impresso Folha de São Paulo, numa aproximação com a Análise de Conteúdo (Bardin), optando-se pela leitura temática, considerando as abordagens: decretação do AI5, o governo do Presidente Geisel, a morte do jornalista Wladimir Herzog, o denominado “Pacote de Abril” de 1977. Estes recortes refletem o posicionamento do jornal e auxiliam a visualizar o papel da imprensa face às relações de poder que marcaram a história recente do país.
Descrição: MACIEL, R. F. da S. A imprensa e o regime militar: o jornalismo político da Folha de São Paulo. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1848
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Filomena da Silva Maciel.pdfRaquel Filomena da Silva Maciel1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.