Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18489
Título: Projeto Paraíba: as contribuições do PIBID no ensino de geografia na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho
Autor(es): Santos, Claudemir Martins dos
Palavras-chave: Ensino de geografia
PIBID
Formação de professores
Data do documento: 2018
Resumo: A qualidade da educação no Brasil encontra-se condicionada a formação inicial e continuada dos profissionais da área. O ensino de Geografia nas escolas públicas vem sofrendo consideráveis mudanças, onde o grande desafio encontrado pelos professores é a falta de planejamento das ações, influenciado pelos novos métodos de ensino e tecnologias. O objetivo do trabalho foi evidenciar na prática as ações que envolve o programa de iniciação à docência Pibid para formação docente. A metodologia do trabalho consistiu em um relato de experiência através do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, realizado na escola Prof. José Soares de Carvalho, localizado no bairro da Primavera, Guarabira/PB. O período da pesquisa ocorreu durante março a outubro do ano de 2014. Os procedimentos metodológicos se pautaram no relato de experiencia de uma aula de campo interdisciplinar sobre a Mesorregião da Borborema nas turmas do 2º ano H e I realizada em 10 de setembro de 2014, resultante do projeto “Paraíba: ‘Minha Terra, meu Lugar’”. A partir das atividades concluídas, entendemos as ações que envolveram e abordaram os temas pertinentes ao propósito da aula de campo. Resultado obtido na finalização das atividades a ser apresentado como expositor na culminância do projeto. Os estudantes envolvidos demostraram que as orientações e influência possibilitou a realização do que foi planejado. Experiência ocorrida no campo do conhecimento geográfico, ampliando a nossa perspectiva na prática de ensino de Geografia.
Descrição: SANTOS, C. M. dos. Projeto Paraíba: as contribuições do PIBID no ensino de geografia na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18489
ISSN: CDD 910
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudemir Martins dos Santos.pdfPDF - Claudemir Martins dos Santos3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.