Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1849
Título: Comunicação organizacional: uma análise da comunicação interna nas unidades do SESC Campina Grande/PB
Autor(es): Freire, Ermaela Cícera Silva
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Comunicação Empresarial
Comunicação Interna
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: Esta monografia é um estudo de caso da comunicação organizacional das unidades campinenses do Serviço Social do Comércio da Paraíba (SESC). O objetivo principal foi analisar a eficiência da comunicação interna na instituição. O aporte teórico utilizado baseou-se nos estudos de planejamento em relações públicas de Kunsch (2003), ainda debruçou-se sobre os estudos acerca de comunicação empresarial e organizacional de Cardoso (2006). E fundamentou os conceitos de comunicação no pensamento de Martino (2001). A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas com 55 funcionários da instituição. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria utilizada na fundamentação teórica. Dentre os principais resultados do trabalho destacamos os seguintes: as informações internas, essenciais aos objetivos da instituição, estão acessíveis à grande maioria dos funcionários por meio das mídias impressas. Portanto, os dados apontam para a necessidade de criação de um jornal voltado para o público interno, uma vez que, a comunicação organizacional se mostra essencial no ambiente pesquisado.
Descrição: FREIRE, E. C. S. Comunicação organizacional: uma análise da comunicação interna nas unidades do SESC Campina Grande/PB. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1849
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ermaela Cícera Silva Freire - parte 1.pdfErmaela Cícera Silva Freire - parte 12.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ermaela Cícera Silva Freire - parte 2.pdfErmaela Cícera Silva Freire - parte 21.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ermaela Cícera Silva Freire - parte 3.pdfErmaela Cícera Silva Freire - parte 31.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ermaela Cícera Silva Freire - parte 4.pdfErmaela Cícera Silva Freire - parte 4799.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.