Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1850
Título: O rádio e sua relevância para a sociedade picuiense: o caso do Jornal Cenecista
Autor(es): Lima, Maria Luziane de Sousa
Palavras-chave: Radiojornalismo
Participação Popular
Jornalismo de Proximidade
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: A presente pesquisa monográfica busca através dos estudos já desenvolvidos na área do Radiojornalismo, analisar o radiojornal, intitulado Jornal Cenecista, produzido pela Rádio Cenecista da cidade de Picuí, PB a fim de evidenciá-lo como um espaço relevante para a comunidade, e como ele pode se constituir em um ambiente interativo e bilateral, onde é possível enaltecer a participação popular para que se estabeleçam estratégias a fortalecê-lo como meio dinâmico. Para tanto, buscamos observar como se dá o processo de produção e divulgação de conteúdo e como este conteúdo está relacionado com a comunidade local, buscamos também perceber através do lugar da produção, se realmente as informações prestadas pelo veiculo são satisfatórias no sentido de cumprir os anseios comunicacionais da população e integrá-las em um espaço característico e peculiar, em um sentimento de pertencimento com a utilização de um verdadeiro jornalismo de proximidade. Serviram de base para nossa pesquisa autores como Ferraretto (2001), Ortriwano (1985), Peruzzo (2003), Haussen (2009). A pesquisa metodológica consistiu em uma observação participante, entrevista e na gravação e categorização de algumas edições do programa, em dias alternados no mês de abril de 2012, para a análise do conteúdo e assim poder descrever os objetivos propostos. Ao final percebemos que o espaço se constitui em um meio democrático ao permitir a participação popular, especialmente através da prestação de serviço, porém é ainda precário em sua produção de notícias.
Descrição: LIMA, M. L. de S. O rádio e sua relevância para a sociedade picuiense: o caso do Jornal Cenecista. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luziane de Sousa Lima.pdfMaria Luziane de Sousa Lima845.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.