Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18503
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Veyber Valter Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T16:31:39Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T16:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18503 | - |
dc.description | FERREIRA, V. V. M. A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Refletir sobre a importância da utilização do jogo torre de Hanói no processo de ensino e aprendizagem matemática. Metodologia: Este é um estudo do tipo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado a partir de dados coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, turma do primeiro ano do ensino médio, no município de Juarez Távora, Paraíba. Resultados e Discussão: No início do jogo os alunos não se importaram muito na quantidade de movimentos que faziam para conseguir completar o jogo, logo depois de um certo tempo os alunos perceberam que não basta jogar com rapidez para ganhar, ou seja, transferir as peças da primeira para a terceira haste de qualquer maneira, mas sim buscar uma estratégia que possibilite um número mínimo de movimentos com qualquer quantidade de peças. Conclusão: É no ato de jogar que o aluno pode colocar para si desafios e questões, levantando hipóteses, na tentativa de compreender os problemas que surgirão em relação à realidade, contribuindo ao mesmo tempo para desenvolver a sua imaginação, bem como para estabelecer relações de organização e convivência. E como o jogo a torre de Hanói propicia um “quebra cabeça” que consiste principalmente em planejamento e soluções, trata-se de uma ideia muito produtiva a ser usada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pedro Lúcio Barboza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Torre de Hanói | pt_BR |
dc.title | A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Veyber Valter Martins Ferreira.pdf | PDF - Veyber Valter Martins Ferreira | 12.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.