Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorato, Kleber Emanoel Damasceno-
dc.date.accessioned2019-03-14T16:37:32Z-
dc.date.available2019-03-14T16:37:32Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18517-
dc.descriptionMORATO, K. E. D. A Educação Física no Programa de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR: Formação acadêmica e dinâmica curricular. 2018. 45f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos alunos (as) sobre sua formação no curso de Educação Física no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UEPB. Especificamente, ainda buscou-se analisar na visão desses alunos sobre o método aplicado, os procedimentos didáticos e o tempo que necessitam para assimilação dos conteúdos no curso; identificar os modelos avaliativos aplicados à turma durante sua formação; e, observar se os conteúdos programáticos aplicados ao curso em desenvolvimento utilizam propostas que se adequem a realidade local no âmbito da Educação Física Escolar, seja no tema da aptidão física ou da cultural corporal. O estudo foi do tipo explicativo, utilizando-se de abordagem quantitativa e qualitativa, com pesquisa de campo como meio de investigação e observação de duas turmas de alunos, bem como com a aplicação de questionários para a coleta de dados, com posterior tratamento estatístico no programa de computador Excell 2016. O universo da pesquisa foi o Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - na Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, com as turmas do curso de Educação Física. Os resultados alcançados foram levantados na análise dos dados com a construção de um perfil socioeconômico dos participantes e o levantamento de categorias importantes no discurso destes que revelassem o entendimento da formação acadêmica dos alunos e sua percepção sobre o curso. Portanto, tem-se que são alunos oriundos da escola pública em toda sua formação escolar básica, casados, com filhos, trabalham e com idade entre 26 a 55 anos. Consideram muito importante a oportunidade dessa formação no curso de educação Física, mas criticam a infraestrutura, o tempo de formação e a falta de prática em sua formação, Portanto, a presente pesquisa traz em seu bojo qual formação é dada para os cursista em Educação Física – PARFOR/UEPB, assim como lança luz sobre o funcionamento dessas turmas, seus obstáculos e sua dimensão formativa na região do cariri paraibano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adeilson da Silva Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.titleA Educação Física no Programa de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR: Formação acadêmica e dinâmica curricularpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleber Emanoel Damasceno Morato.pdfPDF - Kleber Emanoel Damasceno Morato11.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.