Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lourenço, Roseane Matias | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T17:04:20Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T17:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18548 | - |
dc.description | LOURENÇO, R. M. Reflexões sobre a aprendizagem do Teorema de Tales no Ensino Fundamental utilizando a Teoria de Van Hiele. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo da Geometria é imprescindível para os alunos, pois entre outras coisas estimula a observar, perceber semelhanças e identificar formas. Cabe destacar que nosso estudo reflete sobre o pensamento geométrico baseado no modelo de Van Hiele, e através deste estudo temos como identificar em que nível de aprendizagem os estudantes se encontram. O objetivo desse trabalho é verificar a aprendizagem do teorema de Tales no 9º ano a luz desta teoria. Os alunos que participaram da pesquisa estudam na escola ECI Monte Carmelo localizada em Campina Grande-PB. Apresentaremos uma metodologia que foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa com recolhimento de dados para realização deste trabalho. Primeiramente foi aplicado um questionário de sondagem para identificar os conhecimentos prévios do aluno sobre alguns conceitos básicos que são necessários para aprendizado do teorema de Tales. Em seguida, foi aplicada uma sequência de atividades envolvendo o teorema de Tales para identificar em qual nível o aluno encontra-se de acordo com a teoria de Van Hiele. O resultado foi satisfatório com a compreensão do teorema de Tales a luz desta teoria, pois boa parte da turma atingiu o nível 1 e 2(visualização e análise), tendo em vista que os alunos não tiveram aula de revisão. Concluímos que podemos encontrar em uma turma vários alunos de diferentes níveis, de acordo com a Teoria de Van Hiele onde o aluno passa de um nível para o outro, mas os alunos não têm o mesmo desenvolvimento do pensamento geométrico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Teorema de Tales | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Van Hiele | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a aprendizagem do Teorema de Tales no Ensino Fundamental utilizando a Teoria de Van Hiele | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roseane Matias Lourenço.pdf | PDF - Roseane Matias Lourenço | 18.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.