Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Anna Karollyna Lima-
dc.date.accessioned2019-03-14T17:04:42Z-
dc.date.available2019-03-14T17:04:42Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18549-
dc.descriptionARAÚJO, A. K. L. Contagem numérica e raciocínio lógico: Utilização do jogo digital Coleta Matemática como opção metodológica. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de Jogos Digitais na Educação Matemática e construir um Jogo Digital intitulado Coleta Matemática como opção metodológica para Contagem Numérica e Raciocínio Lógico por meio do aplicativo Construct2, além de analisar a aplicação de nosso Jogo Digital em turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental I. Nossa pesquisa é fruto do projeto de dois anos PIBIC/CNPq/UEPB norteado por duas perguntas: Qual a relevância da utilização de Jogos Digitais como recurso didático na Educação Matemática? e O Jogo Digital Coleta Matemática pode estimular a aprendizagem de Contagem Numérica e Raciocínio Lógico a alunos dos anos iniciais? Portanto, nossa pesquisa se deu em quatro momentos. Primeiramente leituras foram feitas a embasar e aprofundar nosso conhecimento sobre o uso dos Jogos Digitais na Educação Matemática e a estudar a plataforma do aplicativo Construct2. No segundo momento nos debruçamos a compreender de como desenvolver um Jogo Digital. No terceiro momento, já com o Jogo Digital Coleta Matemática, o apresentamos a alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I da ONG-IDE Projeto Pequeninos e na Escola Municipal Maria Lúcia Matias de Oliveira, que faz parceria com a ONG, localizada na cidade de Soledade, estado da Paraíba. No quarto momento entrevistamos os alunos e aplicamos questionário ao professor de Informática da ONG e a Professora de Matemática da Escola, objetivando identificar benefícios possíveis de nosso Jogo Digital. A partir de nossos resultados, podemos afirmar que Jogos Digitais é um importante recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática e que nosso Jogo Digital Coleta Matemática foi bem aceito pelos alunos, que se mostraram empolgados em estar aprendendo Contagem Numérica e Raciocínio Lógico por meio do Jogo Digital. Os professores de Informática e de Matemática elogiaram nosso Jogo, reforçando a importância de termos na Educação Matemática jogos interessantes como este para o aprendizado e melhor entendimento dos alunos. Esperamos que a utilização dos Jogos Digitais como recurso didático venha a ser cada vez mais usado por professores, gestores e educadores matemáticos nos processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectContagem numéricapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleContagem numérica e raciocínio lógico: Utilização do jogo digital Coleta Matemática como opção metodológicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Karollyna Lima Araújo.pdfPDF - Anna Karollyna Lima Araújo16.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.