Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Eudes Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T17:06:48Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T17:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18553 | - |
dc.description | SILVA, E. A. da. A profissionalização do professor de Matemática da Educação Básica: Uma reflexão. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da matemática nas escolas públicas atuais exige cada vez mais dos professores, conhecimentos específicos sobre a área de atuação e sobre os processos metodológicos e didáticos do ensino. Os cursos de formação para professores precisam estarem aptos para desenvolver uma formação que lhes permitam o apoderamento de saberes necessários à sua função. Vimos que estudos realizados sobre formação de professores, Imbernón (2011), Pimenta (2009), vêm discutindo cada vez mais a necessidade de se destacar o estudo da prática docente como ponto de partida e de chegada. Nesse sentido é interessante dizer que, as universidades, as instituições formadoras e as instituições escolares devem proporcionar aos professores troca de experiência e momentos de reflexão sobre sua prática. Momentos como o da reflexão sobre a prática proporcionará aos professores uma autoavaliação sobre os critérios, técnicas e métodos que estão sendo evidenciados nas suas aulas. A profissionalização do professor de matemática abrange a construção de saberes e de uma identidade. Esses saberes estão relacionados aos conhecimentos próprios da disciplina, dos conhecimentos das experiências e dos conhecimentos específicos da pedagogia. Intencionamos nesse estudo promover uma reflexão sobre a profissionalização do professor de matemática, partindo de um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Professor da Educação Básica. Realizamos esse estudo através de uma pesquisa literária, e verificamos que para que haja uma melhoria da profissionalização do professor de matemática é necessário que os cursos de formação inicial e continuada busquem formar os professores na e para a prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.title | A profissionalização do professor de Matemática da Educação Básica: Uma reflexão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eudes Alves da Silva.pdf | PDF - Eudes Alves da Silva | 16.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.