Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fabrício Tavares da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T17:07:59Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T17:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18556 | - |
dc.description | SILVA, F. T. da. Ensino de futebol na iniciação esportiva: Um relato de experiência na Escola de Futebol Oficial do Flamengo em Campina Grande – PB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência com o ensino do futebol durante o processo de iniciação esportiva, para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos em uma escolinha na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Como metodologia de trabalho para o ensino dos fundamentos técnicos e táticos do futebol, de acordo com os objetivos traçados para as aulas, como também respeitando os princípios educacionais e formadores da instituição, decidiu-se programar as atividades a partir de duas abordagens metodológicas: o método recreativo e o método situacional. Muitos autores descrevem os diversos benefícios que a prática sistemática do futebol podem proporcionar às crianças e adolescentes praticantes. No decorrer das aulas, além dos benefícios de ordem motora e esportiva específica relacionadas diretamente com a prática da modalidade, foi observado também uma melhora significativa em aspectos de ordem emocional, social e cognitiva. Atualmente, é perceptível que os jovens esportistas cada vez mais cedo têm sido tratados como pequenos adultos, submetidos a darem respostas a situações às quais tanto na parte física como na psicológica ainda não possuem a estrutura e formação necessárias para dar conta de tanta exigência. Neste sentido, para evitar frustrações e decepções no esporte, o treinamento desportivo em qualquer modalidade, deve se valer de uma pedagogia que contemple inicialmente e primordialmente os desejos do individuo participante, privilegiando sua formação de maneira integral, fazendo deste a figura principal no processo ensino-aprendizagem. A experiência de poder conviver diariamente e com intensidade com crianças e adolescentes de idades variadas e classes sociais distintas, além da convivência com os pais me fazem perceber a importância e influência da nossa profissão no desenvolvimento e comportamento da sociedade em geral. A oportunidade de trabalhar na entidade contribuiu de forma significativa na minha formação profissional e pessoal. Assim, considero a experiência como uma oportunidade ímpar de aprendizado para todos envolvidos no processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Anny Sionara Moura Lima Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Iniciação esportiva | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Ensino de futebol na iniciação esportiva: Um relato de experiência na Escola de Futebol Oficial do Flamengo em Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabrício Tavares da Silva.pdf | PDF - Fabrício Tavares da Silva | 10.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.