Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Giliard Bruno Primo de-
dc.date.accessioned2019-03-14T17:11:44Z-
dc.date.available2019-03-14T17:11:44Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18564-
dc.descriptionLIMA, G. B. P. de. A educação ambiental na conscientização sobre a importância dos animais peçonhentos em uma escola pública de Equador/RN. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO ser humano possui uma relação intrínseca, etnozoológica, desde os primórdios dos tempos com os animais. Esta relação leva a uma interdependência que implica em questões que transcendem à alimentação ou qualquer necessidade humana. Os animais convivem com os seres humanos e revelam uma identidade que não está muito distante, já que, uma vez habitando o mesmo espaço, os costumes e modos de vida são interligados de forma direta e indireta. O presente trabalho objetivou, a partir dos princípios da Educação Ambiental, trabalhar a conscientização e a sensibilização dos estudantes, visando à mitigação das ações antrópicas não conservacionistas em relação aos animais peçonhentos que na maioria das vezes são mortos ou retirados do seu habitat natural, por meio de aulas diferenciadas (lúdicas) e palestras. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para estudantes de três turmas do 7º ano de Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, situada na cidade de Equador/RN. Das três turmas 83 estudantes responderam o questionário e quatro docentes. Foi possível identificar que existe uma visão ainda baseada em mitos, crendices e histórias populares sobre os animais peçonhentos para estudantes e docentes, a ineficiência no ensino de ciências/zoologia por fatores relacionados ao tempo dedicado as aulas, ensino tradicional e visões equivocadas reproduzidas sobre estes animais, além da escassez de metodologias alternativas fundamentadas na Educação Ambiental, para o ensino contextualizado da zoologia. A utilização de metodologias lúdicas e as palestras possibilitaram uma melhor compreensão dos conteúdos para os estudantes e os docentes, além disso, a Educação Ambiental orienta a prática do ensino de ciências/zoologia na desconstrução de visões distorcidas buscando soluções interdisciplinares e transdisciplinares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAnimais peçonhentospt_BR
dc.titleA educação ambiental na conscientização sobre a importância dos animais peçonhentos em uma escola pública de Equador/RNpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giliard Bruno Primo de Lima.pdfPDF - Giliard Bruno Primo de Lima16.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.