Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Ernanda Larice Figueirêdo | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T17:21:59Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T17:21:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 515.25 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18569 | - |
dc.description | LIMA, E. L. F. Resolvendo atividades sobre equações do 1º grau elaboradas a partir dos elementos da Teoria da Atividade. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta orientações e mecanismos na área da educação para o desenvolvimento de habilidades de interpretação da linguagem matemática, baseados na Teoria da Atividade. Para tanto, abordamos o estudo de equações do 1º grau com uma incógnita, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, do Colégio Menino Jesus. Através de aula e atividade constituídas de planejamento satisfatório, objetivamos apresentar reflexões sobre a aplicação de um roteiro de atividades elaboradas a partir da Teoria da Atividade, a fim de estabelecer uma relação da compreensão dos alunos e os aspectos da linguagem matemática em suas dimensões semântica, sintática e pragmática. O trabalho surgiu diante de inquietudes e anseios de mudança relacionada à dificuldade dos alunos sobre o domínio da linguagem matemática. Para atingir o nosso objetivo, o conteúdo foi abordado de maneira agradável para que os alunos se sentissem atraídos pela aula, por meio de uma situação problema que visa formar a equação antes de adentrar nos métodos de resolução da equação finalizada. Como aporte teórico para as reflexões realizadas nesta pesquisa, recorremos a NUÑES (2009) que trata da Teoria da Atividade baseado em Leontiev. Dessa maneira, pudemos levar os nossos alunos a se familiarizarem com as dimensões da linguagem matemática. Assim, foi aplicada uma atividade baseada na Teoria da Atividade na qual pudemos constatar resultados satisfatórios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Equações do 1º Grau | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Atividade | pt_BR |
dc.title | Resolvendo atividades sobre equações do 1º grau elaboradas a partir dos elementos da Teoria da Atividade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ernanda Larice Figueirêdo Lima.pdf | PDF - Ernanda Larice Figueirêdo Lima | 8.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.