Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Arielson Pereira-
dc.date.accessioned2019-03-14T17:30:28Z-
dc.date.available2019-03-14T17:30:28Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18585-
dc.descriptionGOMES, A. P. O uso de fábulas no ensino de Matemática: Uma maneira fabulosa de estudar probabilidade. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização do gênero literário fábula como instrumento para o ensino de Matemática. A teoria das probabilidades foi o conteúdo escolhido para tal fim. A participação do gênero é notória nas aulas de Pedagogia e Literatura, contribuindo de forma significativa nos primeiros anos do Ensino Fundamental, principalmente por despertar o interesse de vários estudantes pela leitura. Não obstante sua importante colaboração, concernente ao estímulo à leitura, faz-se necessário fazer menção de suas contribuições morais, uma vez que o gênero fábula carrega na sua essência ensinamentos de caráter moral, o que contribuiu para formação da personalidade de inúmeros indivíduos. Existe uma impregnação mútua entre a Matemática e a Língua Materna, conforme afirma Machado (2011), e que se estende a outras vertentes da Literatura, o que nos leva a afirmar que a Matemática pode se relacionar com a Literatura de maneira intensa. A parceria entre estas duas vertentes do conhecimento tem proporcionado um aprendizado bem mais significativo por parte dos alunos em ambas as áreas. De acordo com Vieira (2016), o uso de alegorias, analogias e metáforas facilita na compreensão do abstrato, ajuda a enxergá-lo, além de estimular o interesse dos estudantes para estudar o novo tema. Para a defesa de nossa proposta, optamos pela apresentação e análise da fábula A raposa Astuta, o rato Cautela e o caracol Não-Desisto. Com um texto alegórico, esta obra de nossa própria autoria, apresenta em sua composição conceitos probabilísticos, podendo ser explorados mediante análise. A fábula em análise se revela como uma alternativa para o ensino deste conteúdo, haja vista que a mesma, comporta variados conceitos provenientes da teoria das probabilidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem de lúdicapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleO uso de fábulas no ensino de Matemática: Uma maneira fabulosa de estudar probabilidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arielson Pereira Gomes.pdfPDF - Arielson Pereira Gomes19.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.