Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Arielson Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T17:30:28Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T17:30:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18585 | - |
dc.description | GOMES, A. P. O uso de fábulas no ensino de Matemática: Uma maneira fabulosa de estudar probabilidade. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização do gênero literário fábula como instrumento para o ensino de Matemática. A teoria das probabilidades foi o conteúdo escolhido para tal fim. A participação do gênero é notória nas aulas de Pedagogia e Literatura, contribuindo de forma significativa nos primeiros anos do Ensino Fundamental, principalmente por despertar o interesse de vários estudantes pela leitura. Não obstante sua importante colaboração, concernente ao estímulo à leitura, faz-se necessário fazer menção de suas contribuições morais, uma vez que o gênero fábula carrega na sua essência ensinamentos de caráter moral, o que contribuiu para formação da personalidade de inúmeros indivíduos. Existe uma impregnação mútua entre a Matemática e a Língua Materna, conforme afirma Machado (2011), e que se estende a outras vertentes da Literatura, o que nos leva a afirmar que a Matemática pode se relacionar com a Literatura de maneira intensa. A parceria entre estas duas vertentes do conhecimento tem proporcionado um aprendizado bem mais significativo por parte dos alunos em ambas as áreas. De acordo com Vieira (2016), o uso de alegorias, analogias e metáforas facilita na compreensão do abstrato, ajuda a enxergá-lo, além de estimular o interesse dos estudantes para estudar o novo tema. Para a defesa de nossa proposta, optamos pela apresentação e análise da fábula A raposa Astuta, o rato Cautela e o caracol Não-Desisto. Com um texto alegórico, esta obra de nossa própria autoria, apresenta em sua composição conceitos probabilísticos, podendo ser explorados mediante análise. A fábula em análise se revela como uma alternativa para o ensino deste conteúdo, haja vista que a mesma, comporta variados conceitos provenientes da teoria das probabilidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de lúdica | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | O uso de fábulas no ensino de Matemática: Uma maneira fabulosa de estudar probabilidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Arielson Pereira Gomes.pdf | PDF - Arielson Pereira Gomes | 19.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.