Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18622
Título: Uso e cultivo de plantas medicinais por idosos do município de Santa Luzia, Paraíba
Autor(es): Dantas, Michelle Mabelle Medeiros
Palavras-chave: Saúde
Fitoterapia
Entobotânica
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: O conhecimento das indicações terapêuticas das plantas medicinais em geral, é uma atividade apreciada por idosos, que normalmente são responsáveis pelo praparo das formulações à base de plantas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso e cultivo de plantas medicinais por idosos do município de Santa Luzia – PB, e realizar ações educativas sobre o uso racional dessas espécies no tratamento de idosos. Foi realizada uma entrevista através da aplicação de questionário semiestruturado sobre o uso e o cultivo das plantas medicinais com 60 idosos que participavam das atividades do Centro de Convivência José Romualdo. A partir dos dados obtidos nas entrevistas, foram realizadas ações educativas através de palestra, distribuição de mudas e folder, ocasião na qual foi estimulada a participação dos idosos para que houvesse troca de conhecimentos a partir das experiências dos mesmos. Todos os idosos relataram o uso de plantas medicinais e a maioria (63,3%) afirmou que utilizavam porque gostavam. Em seguida, os entrevistados foram perguntados se tinham algum problema de saúde crônico e 78% falaram que sim. Em relação a qual parte da planta que eles mais usavam na preparação dos remédios, 50% afirmaram utilizar mais as folhas. Quanto à forma de utilização, a maioria dos idosos relatou que faziam chá (86,7%). A planta medicinal relatada como a mais utilizada pelos idosos foi a erva-doce (45%). Os idosos do município de Santa Luzia – PB possuem conhecimento sobre o uso e alguns cultivam plantas medicinais, porém a maioria usa raramente e muitos optam apenas pela medicação sintética. Mesmo assim, a maioria demonstrou interesse em adquirir conhecimento sobre o tema, evidenciando a necessidade de incentivo e ações que promovam o uso seguro e o cultivo caseiro dessas plantas
Descrição: DANTAS,M. M. M..Uso e cultivo de plantas medicinais por idosos do município de Santa Luzia, Paraíba. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18622
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Michelle 04-06 Pronto_protected.pdfPDF - Michelle Mabelle Medeiros Dantas. pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.