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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho Filho, José Livaldo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T18:08:02Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18T18:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18659 | - |
dc.description | CARVALHO FILHO, José Livaldo de. Estudo de tráfego do trecho Campina Grande/Esperança da BR-104 pelas metodologias da AASHTO e USACE. 2017. 55f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A correta implantação e manutenção de uma infraestrutura rodoviária adequada proporciona benefícios de conforto, segurança e eficiência no transporte de pessoas ou cargas, a curto, médio e longo prazo, os quais estão diretamente relacionados aos impactos sociais, econômico e ambientais. O estudo de tráfego constitui, potencialmente, como uma ferramenta de pesquisa viável para que esses benefícios sejam concretizados. Este trabalho teve como objetivo analisar os fatores pertinentes a um estudo de tráfego no km 121 da BR-104 na Paraíba (trecho Campina Grande/Esperança) e seu inter-relacionamento para um projeto com vida útil de 10 anos. Foi adquirida, com o auxilio dos DNIT, uma contagem volumétrica classificatória dos veículos no local, que é o principal parâmetro necessário para a realização desta pesquisa. A partir dos dados da contagem, foi calculado o número de solicitações equivalente N, que é um importante critério para a análise de um estudo de tráfego, pois representa uma condensação das diferentes ações a serem consideradas no dimensionamento de um pavimento, tudo isso de acordo com as metodologias da AASHTO e USACE. Os resultados foram comparados e mostraram uma certa discrepância entre as duas metodologias estudadas. O valor adotado para o projeto, por questões de segurança, foi o da USACE (N = 1,51x108), uma vez que este representa a situação mais desfavorável. Em posse do numero N, foi possível também calcular a deflexão admissível, que para o pavimento estudado e as condições apresentadas, foi de 0,37mm, correspondendo assim em outro parâmetro importante para a realização desse estudo. | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Tráfego | pt_BR |
dc.subject | Contagem Volumétrica | pt_BR |
dc.subject | Rodovia | pt_BR |
dc.title | Estudo de tráfego do trecho Campina Grande/Esperança da BR-104 pelas metodologias da AASHTO e USACE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
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