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dc.contributor.authorLucena, Bruno Cesar Barbosa-
dc.date.accessioned2019-03-18T20:53:26Z-
dc.date.available2019-03-18T20:53:26Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18684-
dc.descriptionLUCENA, Bruno Cesar Barbosa. Gestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PB. 2018. 60f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil o principal modal é o sistema rodoviário, que segundo a Confederação Nacional de Transporte – CNT representa cerca de 61,7%, porém apenas 12,4% das rodovias são dotadas de pavimento. Grande parte das rodovias encontram-se em péssimas condições de rolamento por não possuírem um Sistema de Gerenciamento de Pavimento – SGP, que utiliza procedimentos de avaliação do pavimento e aplicação de obras de Manutenção e Reparo - M&R. Dessa forma, é necessária a avaliação funcional do pavimento com o objetivo de propor soluções mitigadoras de M&R afim de prolongar a vida útil do pavimento. O presente trabalho tem por objetivo realizar avaliação objetiva e subjetiva da superfície do pavimento flexível de um trecho do bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB. A avaliação objetiva foi preconizada pela norma do DNIT - 006/2003 - PRO e a Avaliação subjetiva pela norma do DNIT - 009/2003. O trecho em estudo tem extensão de 1,6 km e foi subdividido em 4 seções com a finalidade de identificar e quantificar os defeitos e propor soluções mitigadoras. Foram diagnosticados uma série de defeitos decorrentes de um SGP deficiente que contribuem para o desconforto do usuário. Dessa forma, foi possível concluir que, as duas primeiras seções necessitam de uma intervenção imediata devido a seu evidente processo de deterioração constatada pelos índices utilizados durante a elaboração do presente trabalho. A terceira seção necessita também de uma intervenção de M&R, porém não de forma imediata, devido o valor do VSA ter sido BOM e a seção 4 para este estudo foi a que apresentou melhor resultado da avaliação funcional da camada de rolamento. No entanto, os resultados mostram que num futuro próximo necessitará de uma intervenção de M&R.pt_BR
dc.subjectCamada de Rolamentopt_BR
dc.subjectDefeitospt_BR
dc.subjectIGGpt_BR
dc.subjectVSApt_BR
dc.titleGestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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