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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18684
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lucena, Bruno Cesar Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T20:53:26Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18T20:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18684 | - |
dc.description | LUCENA, Bruno Cesar Barbosa. Gestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PB. 2018. 60f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil o principal modal é o sistema rodoviário, que segundo a Confederação Nacional de Transporte – CNT representa cerca de 61,7%, porém apenas 12,4% das rodovias são dotadas de pavimento. Grande parte das rodovias encontram-se em péssimas condições de rolamento por não possuírem um Sistema de Gerenciamento de Pavimento – SGP, que utiliza procedimentos de avaliação do pavimento e aplicação de obras de Manutenção e Reparo - M&R. Dessa forma, é necessária a avaliação funcional do pavimento com o objetivo de propor soluções mitigadoras de M&R afim de prolongar a vida útil do pavimento. O presente trabalho tem por objetivo realizar avaliação objetiva e subjetiva da superfície do pavimento flexível de um trecho do bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB. A avaliação objetiva foi preconizada pela norma do DNIT - 006/2003 - PRO e a Avaliação subjetiva pela norma do DNIT - 009/2003. O trecho em estudo tem extensão de 1,6 km e foi subdividido em 4 seções com a finalidade de identificar e quantificar os defeitos e propor soluções mitigadoras. Foram diagnosticados uma série de defeitos decorrentes de um SGP deficiente que contribuem para o desconforto do usuário. Dessa forma, foi possível concluir que, as duas primeiras seções necessitam de uma intervenção imediata devido a seu evidente processo de deterioração constatada pelos índices utilizados durante a elaboração do presente trabalho. A terceira seção necessita também de uma intervenção de M&R, porém não de forma imediata, devido o valor do VSA ter sido BOM e a seção 4 para este estudo foi a que apresentou melhor resultado da avaliação funcional da camada de rolamento. No entanto, os resultados mostram que num futuro próximo necessitará de uma intervenção de M&R. | pt_BR |
dc.subject | Camada de Rolamento | pt_BR |
dc.subject | Defeitos | pt_BR |
dc.subject | IGG | pt_BR |
dc.subject | VSA | pt_BR |
dc.title | Gestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
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