Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Núbia Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-17T16:48:35Z | - |
dc.date.available | 2012-09-17T16:48:35Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/186 | - |
dc.description | SILVA, N. B. da. Formação de professores de Biologia: uma breve revisão da literatura. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em nossa pesquisa documental descritiva foi possível evidenciar os principais temas em relação à formação de professores para a comunidade acadêmica específica da área de “Ensino de Ciências e Matemática”. Realizamos uma análise de artigos publicados em periódicos pertencentes a esta área disponibilizados no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e classificados na WebQualis como revistas A1 (Ciências e Educação), A2 (Revista Brasileira em Pesquisa em Educação em Ciência; Investigações em Ensino de Ciências - Online; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências) e B1 (Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso). Foram selecionados 25 artigos sobre Formação Inicial de Professores de Biologia e Ciências publicados de 2008 a 2010. A categorização dos artigos nos revelou que a maioria dos trabalhos produzidos trata da investigação de métodos na prática de ensino (20%), corroborando com pesquisas anteriores a esta; seguidos de artigos sobre as concepções dos licenciandos sobre conteúdos específicos da área de ciências e biologia (12%); formação reflexiva (12%); profissionalização (12%); seguidos de temas como currículo (8%); história da educação e da formação docente ao longo dos tempos (8%); educação especial inclusiva (8%); entre outros. Durante as análises destes artigos pudemos observar que apesar de doze diferentes categorias encontradas, há uma preocupação central dos autores com a qualidade dos cursos de licenciatura, bem como com o processo de formação dos licenciandos, procurando enfatizar diversas problemáticas que decorrem deste processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de Biologia: uma breve revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nubia Bezerra da Silva.pdf | Núbia Bezerra da Silva | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.