Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/187
Título: Amostragem e densidade populacional de insetos-praga do amendoinzeiro
Autor(es): Oliveira, Sílvia Ramos de
Palavras-chave: Arachis hypogaea
Amostragem
Insetos-Praga
Data do documento: 17-Set-2012
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no município de Paudalho – PE, em duas áreas de produção de amendoim com 1,0 ha cada, durante os meses de Agosto e Setembro de 2010. O estudo foi desenvolvido visando-se avaliar a preferência da folha do amendoinzeiro e a densidade populacional da cigarrinha-verde (Empoasca kraemeri), tripes (Enneothritps flavens) e lagarta-do-pescoçovermelho (Stegasta bosquella), assim como comparar duas metodologias de amostragem. Para análise dos dados, foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com três tratamentos (posição da folha na planta) e dez repetições. As variáveis analisadas foram o número de cigarrinha-verde por folha; o número de folíolos com injúrias de tripes por folha e o número de folíolos perfurados pela lagarta-do-pescoço-vermelho por folha. Para o estudo de metodologias de amostragem, utilizou-se 50 plantas ha -1 , onde foram avaliadas a cigarrinha-verde, tripes e a lagarta-do-pescoço-vermelho semanalmente a partir do 28 dia até os 64 dias após a germinação, totalizando seis avaliações. Foi ainda realizada a Análise de Variância Sequencial para o número de insetos planta e plantas atacadas, visando-se determinar o modelo de regressão mais adequado. Estimativas dos parâmetros dos modelos de regressão e os valores de r (múltiplo e ajustado) foram calculados para se determinar o tipo de curva de regressão mais adequada. Pode-se concluir que em condições de campo, a amostragem do tripes, lagarta-do-pescoço-vermelho e da cigarrinha-verde, deve ser feita na primeira folha expandida da haste principal da planta; A lagarta-do-pescoçovermelho é a praga mais importante nas áreas estudadas, em função de sua densidade populacional ter atingido o nível de controle recomendado; A metodologia 2, com avaliação de uma folha planta -1 , é a mais apropriada para amostragem de insetos na lavoura de amendoim.
Descrição: OLIVEIRA, S. R. de. Amostragem e densidade populacional de insetos-praga do amendoinzeiro. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/187
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvia Ramos de Oliveira.pdfSílvia Ramos de Oliveira1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.