Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1873
Título: Amor é prosa sexo é poesia: crítica e realidade sócio-política nacional nas crônicas de Arnaldo Jabor
Autor(es): Brito, Ana Paula Silva
Palavras-chave: Análise Literária
Crônica
Literatura Brasileira
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: Como cronista, cineasta e comentarista, Arnaldo Jabor em ambas as atuações utiliza-se da realidade brasileira para fazer suas artes. Nesse sentido, o cenário nacional se torna a matéria prima de seus filmes, comentários e crônicas. Pensando entender a construção de suas obras objetivamos analisar as crônicas publicadas em uma de suas coletâneas – Amor é Prosa Sexo é Poesia – Crônicas afetivas – buscando, pois verificar a existência de abordagens acerca da realidade sócio-política do Brasil, sobretudo em produções em que o tema central é de cunho emocional. Para tanto, utilizaremos como metodologia a análise de conteúdo, além de uma breve análise quantitativa dos textos que compõem a obra. Através dessa abordagem metodológica, constatamos que as produções nas quais a temática principal dava enfoque ao universo afetivo, continham abordagens e referências em torno da realidade social e política nacional. A quantificação dos textos demonstrou que metade das produções focaliza o lado da emoção, enquanto a outra metade trata de temáticas que giram em torno de fatos concretos. A pesquisa possibilitou a comprovação de que as crônicas analisadas trazem muito da realidade brasileira e que as particularidades do país, referentes aos aspectos sociais e políticos, são explicitadas em todos os textos nos quais o tema central valoriza a emoção.
Descrição: BRITO, A. P. S. Amor é prosa sexo é poesia: crítica e realidade sócio-política nacional nas crônicas de Arnaldo Jabor. 2010. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1873
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Silva Brito.pdfAna Paula Silva Brito584.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.