Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18782
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pessoa, Maria Eugênia Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T16:26:47Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T16:26:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.384 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18782 | - |
dc.description | PESSOA, M. E. G. A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho vem levantar questões sobre a prática de ensino em Geografia. Para isso, foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual Professor Joaquim Torres, da cidade de Serra de São Bento/RN, com o principal objetivo de analisar a prática de ensino nas aulas de Geografia no que tange o trabalho de campo. No trabalho levantamos questões sobre como a aula de campo pode ser considerada uma ferramenta extraclasse diferenciadora, onde procuramos despertar interesse dos alunos a analisarem o estudo de sua própria localidade. Os docentes desta instituição de ensino, principalmente os de Geografia, afirmam com grande razão que a realização de um campo é muito importante para o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em aula, como também, fazem com que seus alunos despertem mais interesse por esta disciplina. Questionamos também sobre os recursos didáticos trabalhado pelos professores destas disciplinas e o livro didático foi a peça central das respostas dadas, portanto, a sociedade, juntamente à escola e os demais envolvidos, precisam estar em conjunta união para poderem realizarem aulas consideradas diferenciadas, deixando de lado aquele dilema pelo tradicionalismo. A sala de aula é o local muito importante para se ter conhecimentos de determinados assuntos, mas a realização de uma aula fora dela traz outros desafios além dos didáticos e pedagógicos, conhecendo e vivenciando aquele espaço da comunidade educativo que é por essência político, é sem dúvida um aprendizado que pode ser considerado positivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antonio Elísio Garcia Sobreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Eugênia Gouveia Pessoa.pdf | PDF - Maria Eugênia Gouveia Pessoa | 4.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.