Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1879
Título: "Ô Cride! Fala prá mãe que o discurso anticonsumismo dos Titãs os capturam": análise do álbum Televisão
Autor(es): Pereira, Natan Barros
Palavras-chave: Análise do Discurso
Rock Nacional
Música
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: Esta monografia analisa as letras da banda brasileira de rock Titãs, visando encontrar os discursos presentes nelas. Os resultados foram obtidos seguindo a teoria da Análise de Discurso da Escola Francesa, analisando as letras de cinco músicas: Televisão, Pavimentação, Não vou me adaptar, Autonomia e Massacre. A conclusão que se chega é que os Titãs apresentam um discurso repleto de críticas radicais ao consumismo, aos sistemas políticos, aos meios de comunicação, às instituições sociais, indústria cultural de uma forma geral, entre outros discursos que se encontram presentes e que norteiam boa parte do álbum Televisão, lançado no ano de 1985. O álbum Televisão foi lançado em condições de produção específicas para aquele momento, era o período de abertura política pelo qual o país estava passando, é o nome que se dá ao processo de liberalização da ditadura militar que governou o Brasil durante 20 anos, processo esse iniciado em 1974 e terminado em 1985 (ano de lançamento do álbum Televisão), com o fim da ditadura. Além de desferir criticas a tudo isso, os Titãs deixam claro que o objetivo da mensagem perpassada por todas as letras verificadas é conclamar os fãs da banda, ou ouvintes de uma forma geral a tomarem uma postura diferenciada frente às situações estabelecidas e não se tornarem como os sujeitos das canções, ou seja, indiferentes, inertes, alienados, conformados, consumidores passivos, etc
Descrição: PEREIRA, N. B. "Ô Cride! Fala prá mãe que o discurso anticonsumismo dos Titãs os capturam": análise do álbum Televisão. 2010. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1879
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natan Barros Pereira.pdfNatan Barros Pereira1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.