Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, José Pablo Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T18:33:26Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T18:33:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18816 | - |
dc.description | DANTAS, J. P. P. Tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aula. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma discussão sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Para tanto o mesmo apresenta uma análise teórica sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula, demonstrando a importância associar as TIC nas metodologias de ensino, e o papel da escola e do professor na promoção da inclusão dessas tecnologias nas práticas de ensino. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva comparativa na análise de dados coletados junto a alunos de uma escola pública da Paraíba PB. Investigou-se se as novas tecnologias têm sido utilizadas no cotidiano escolar do grupo de alunos que compuseram a amostra da pesquisa, através de um questionário. Os dados demonstraram que os alunos já utilizam as novas tecnologias e a escola possui um espaço para promover a inclusão digital, embora uma parcela considerável de alunos utilizem as TIC apenas para se comunicarem. Concluiu-se ao final da pesquisa que a escola tem possibilitado a inclusão das novas tecnologias na sala de aula, possibilitando ao professor a utilização das mesmas em sua prática pedagógica, bem como ficou evidenciado que os alunos já possuem habilidades sobre as novas tecnologias, podendo o professor aproveitar essa habilidade dos alunos sobre TIC para produzir novos conhecimentos na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Pablo Pedrosa Dantas.pdf | 5.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.