Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, José Pablo Pedrosa-
dc.date.accessioned2019-03-21T18:33:26Z-
dc.date.available2019-03-21T18:33:26Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18816-
dc.descriptionDANTAS, J. P. P. Tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aula. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma discussão sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Para tanto o mesmo apresenta uma análise teórica sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula, demonstrando a importância associar as TIC nas metodologias de ensino, e o papel da escola e do professor na promoção da inclusão dessas tecnologias nas práticas de ensino. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva comparativa na análise de dados coletados junto a alunos de uma escola pública da Paraíba PB. Investigou-se se as novas tecnologias têm sido utilizadas no cotidiano escolar do grupo de alunos que compuseram a amostra da pesquisa, através de um questionário. Os dados demonstraram que os alunos já utilizam as novas tecnologias e a escola possui um espaço para promover a inclusão digital, embora uma parcela considerável de alunos utilizem as TIC apenas para se comunicarem. Concluiu-se ao final da pesquisa que a escola tem possibilitado a inclusão das novas tecnologias na sala de aula, possibilitando ao professor a utilização das mesmas em sua prática pedagógica, bem como ficou evidenciado que os alunos já possuem habilidades sobre as novas tecnologias, podendo o professor aproveitar essa habilidade dos alunos sobre TIC para produzir novos conhecimentos na sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Pablo Pedrosa Dantas.pdf5.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.