Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Maria de Fátima de Souza Leite | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T18:47:34Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T18:47:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 327.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18828 | - |
dc.description | MORAIS, M. F. S. L. A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Matemática tem muitos desafios a superar. No processo de ensino e de aprendizagem desta matéria, historicamente, tem se construído a ideia de uma ciência abstrata, composta de conteúdos prontos e acabados. Na busca de melhorias nesse processo a educação matemática sinaliza possibilidades de intervenção das quais merece destaque a História da Matemática como metodologia significativa, capaz de proporcionar aos estudantes a compreensão da natureza processual do conhecimento Matemático. Este estudo teve como objetivo geral analisar se os professores de Matemática das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Patos– PB fazem o uso da História da Matemática como metodologia em suas aulas, identificando a partir da percepção dos docentes as vantagens e dificuldades enfrentadas para usar tal abordagem. De modo específico, identificar se os professores verificam abordagem no Livro Didático dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a História da Matemática, além de identificar os pontos positivos e negativos sobre o uso da História da Matemática em sala de aula, segundo a percepção dos docentes. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, cuja amostra é composta por doze (12) professores que lecionam Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede estadual de Patos-PB. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o meio do questionário. Os dados revelam que a maioria dos professores investigados raramente usam elementos da História da Matemática para trabalhar em suas aulas e quando o fazem é de maneira sucinta. Detectou-se ainda que os docentes sentem muita dificuldade em trabalhar com essa metodologia por três razões: por não terem visto a disciplina em sua graduação, por falta de tempo e a falta de recursos que apoiem o professor na prática em sala de aula, bem como a abordagem limitada no livro didático que estes utilizam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em matemática | pt_BR |
dc.title | A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima de Souza Leite Morais.pdf | 16.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.