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dc.contributor.authorMorais, Maria de Fátima de Souza Leite-
dc.date.accessioned2019-03-21T18:47:34Z-
dc.date.available2019-03-21T18:47:34Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.other21. ed. CDD 327.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18828-
dc.descriptionMORAIS, M. F. S. L. A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Matemática tem muitos desafios a superar. No processo de ensino e de aprendizagem desta matéria, historicamente, tem se construído a ideia de uma ciência abstrata, composta de conteúdos prontos e acabados. Na busca de melhorias nesse processo a educação matemática sinaliza possibilidades de intervenção das quais merece destaque a História da Matemática como metodologia significativa, capaz de proporcionar aos estudantes a compreensão da natureza processual do conhecimento Matemático. Este estudo teve como objetivo geral analisar se os professores de Matemática das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Patos– PB fazem o uso da História da Matemática como metodologia em suas aulas, identificando a partir da percepção dos docentes as vantagens e dificuldades enfrentadas para usar tal abordagem. De modo específico, identificar se os professores verificam abordagem no Livro Didático dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a História da Matemática, além de identificar os pontos positivos e negativos sobre o uso da História da Matemática em sala de aula, segundo a percepção dos docentes. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, cuja amostra é composta por doze (12) professores que lecionam Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede estadual de Patos-PB. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o meio do questionário. Os dados revelam que a maioria dos professores investigados raramente usam elementos da História da Matemática para trabalhar em suas aulas e quando o fazem é de maneira sucinta. Detectou-se ainda que os docentes sentem muita dificuldade em trabalhar com essa metodologia por três razões: por não terem visto a disciplina em sua graduação, por falta de tempo e a falta de recursos que apoiem o professor na prática em sala de aula, bem como a abordagem limitada no livro didático que estes utilizam.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem em matemáticapt_BR
dc.titleA história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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