Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Robson Amauri Guedes dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T18:48:30Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T18:48:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18829 | - |
dc.description | SANTOS, R. A. G. Ensino de Física a deficientes visuais mediado por impressão 3D. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito do ensino de física, no âmbito da Física Experimental, voltada para a educação inclusiva de estudantes, que possuem necessidades educacionais especiais no tocante à falta de visão.Para enriquecer esta proposta, foram criados três kits com experimentos específicos e maquetes com estratégias metodológicas de ensino, com os seguintes temas: conceito de onda, dos raios de luz perceptíveis e circuitos. Estes experimentos têm aplicabilidade em cursos de ensino médio e graduação e podem ser adequados à participação de alunos com e sem deficiência visual. A implementação desse estudo vem ocorrendo junto ao Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual da Paraíba, em um esforço conjunto envolvendo multidisciplinaridade das diversas linhas de pesquisa da instituição: física teórica e experimental, ensino de física e uso de tecnologias (design e técnicas de impressão 3D). Os experimentos propostos dão ao estudante com deficiência visual, as condições necessárias para o entendimento e um ambiente de inclusão escolar em Física. Durante o processo de levantamento e pesquisa bibliográfica, verificou-se os diversos tipos de metodologia aplicadas às disciplinas, porém, há uma grande carência de material na área do ensino de Física para indivíduos com deficiência visual e o material existente se restringe a poucos artigos publicados. Os experimentos deste trabalho foram desenvolvidos, visando melhorar o desempenho e o aspecto visual de outros já existentes, fabricados com materiais recicláveis e de baixo custo. O objetivo principal deste trabalho é a criação de uma investigação acerca da temática da inclusão social de alunos com deficiência visual em aulas de física. Através de maquetes que demostrem os fenômenos físicos por meio da comunicação tátil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rodrigo César Fonseca da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Impressão 3D | pt_BR |
dc.title | Ensino de Física a deficientes visuais mediado por impressão 3D | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Robson Amauri Guedes dos Santos.pdf | 4.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.