Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1883
Título: Anos de Chumbo: a influência da Ditadura Militar nos programas da TV Borborema
Autor(es): Monteiro, Nayara Clênia Farias
Palavras-chave: Ditadura Militar
Censura
Telejornalismo
TV Borborema
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: O artigo investigou a influência dos “Anos de Chumbo” da Ditadura Militar brasileira, período compreendido entre o fim de 1968 e o primeiro trimestre de 1974, sobre os meios de comunicação, tomando como foco a televisão e elegendo como objeto empírico de estudo a TV Borborema, emissora da cidade de Campina Grande, na Paraíba. A pesquisa, caracterizada como bibliográfica e explicativa, examinou as características políticas e sociais do Regime Militar, contextualizando a censura e o telejornalismo brasileiro, bem como a história da TV Borborema e os acontecimentos pós-1964. Para analisar este processo, foram utilizados os conceitos relativos à Ditadura Militar e seus desdobramentos no âmbito comunicacional, coletados a partir de uma pesquisa bibliográfica. Ainda como instrumento metodológico, foi feita uma análise de jornais e postagens eletrônicas sobre o assunto, somada a depoimentos de profissionais que trabalharam na emissora na época observada. Quanto aos resultados obtidos no tocante à emissora campinense, o trabalho identificou como a censura exercida pelas Forças Armadas foi responsável por mudanças na produção dos noticiários e dos programas de entretenimento, cortando matérias e proibindo publicações. São apresentadas, ainda, as alterações técnicas ocorridas na TV Borborema durante o período estudado, a exemplo da chegada dos aparelhos de videotape.
Descrição: MONTEIRO, N. C. F. Anos de Chumbo: a influência da Ditadura Militar nos programas da TV Borborema. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1883
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Clênia Farias Monteiro.pdfNayara Clênia Farias Monteiro604.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.