Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1884
Título: Entre(vista) oriente e ocidente: Xinran Xue e Revista Veja - discurso cultural versus discurso econômico, em comum anticomunismo
Autor(es): Galvão, Vanda Késsia Gomes
Palavras-chave: Revolução Cultural
Discurso Econômico
Discurso Cultural
Data do documento: 16-Set-2013
Resumo: A Revolução Cultural proletária da China foi um plano de governo do líder comunista Mao Tsé-Tung que durou de 1966 a 1976, e tinha como alvo eliminar a oposição ao regime maoista além de tonar a cultura chinesa totalmente revolucionária e sem influências estrangeiras. Neste contexto Xinran Xue viveu a sua infância, e após a abertura econômica da China durante a política de Deng Xiaoping, Xue tornou-se uma influente jornalista. Apresentadora do programa de rádio Palavras na Brisa Noturna, a jornalista colheu depoimentos que resultaram em livros, posteriormente censurados em seu país, uma vez que falavam sobre a Revolução numa abordagem que descrevia repressão e totalitarismo no comunismo chinês de Mao. Desta forma, a escritora que passa a morar na Inglaterra fica conhecida internacionalmente. Crítica também das políticas do governo vigente do então presidente chinês Hu Jintao, em sua estadia no Brasil no ano de 2009 Xinran concede entrevista à revista Veja, na qual ela aborda questões no contexto da Revolução Cultural e dos dias que ela foi entrevistada. O objetivo deste trabalho foi, portanto, através da teoria de Análise Discursiva Francesa, analisar os discursos presentes na entrevista. Constatamos que o periódico e a entrevistada concordam em alguns pontos, porém, Xue e Veja discordam acerca das necessidades mais urgentes da China. Vimos que o discurso econômico de Veja e o discurso Cultural de Xue tanto se entrecruzaram quanto foram divergentes.
Descrição: GALVÃO, V. K. G. Entre(vista) oriente e ocidente: Xinran Xue e Revista Veja - discurso cultural versus discurso econômico, em comum anticomunismo. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1884
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanda Késsia Gomes Galvão - parte 1.pdfVanda Késsia Gomes Galvão - parte 11.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Vanda Késsia Gomes Galvão - parte 2.pdfVanda Késsia Gomes Galvão - parte 21.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.